Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
História B
 
Domínio/Tema:

Crises, embates ideológicos e mutações culturais na primeira metade do séc. XX

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de História B (723) | 1.ª Fase de 2025
Palavras-chave:

Primeira República; Ditadura Militar; Estado Novo; Sidonismo

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

Grupo III - item 1- versão 1

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Documento escrito
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 1 (inferior) – reconhecer/identificar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
92%
        Grau de dificuldade:
 
Muito fácil 
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

O item tem como objetivo avaliar o domínio do tempo histórico e a capacidade de distinguir, no devir histórico, diferentes contextos, assim como reconhecer posicionamentos críticos dos autores dos documentos. Remete para as competências definidas nas Aprendizagens Essenciais, operacionalizando as seguintes áreas de competência do Perfil dos Alunos: Raciocínio e resolução de problemas; Saber científico, técnico e tecnológico.

No domínio de conteúdos, procura avaliar conhecimentos sobre a evolução política em Portugal nas primeiras décadas do século XX e sobre a terminologia específica da disciplina, nomeadamente os conceitos seguintes: Primeira República; Ditadura Militar; Estado Novo e Sidonismo.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

As respostas ao item são classificadas de forma dicotómica, ou seja, a pontuação só é atribuída às respostas corretas, sendo todas as outras respostas classificadas com zero pontos.

Resposta correta: (C).  (Grupo III - item 1- versão 1)

 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

 O nível de complexidade cognitiva do item implica situações de aprendizagem que incluam a:

-  análise de dinâmicas ou evoluções de processos e contextos históricos;

- identificação da informação explícita e implícita que os documentos fornecem;

- articulação entre o conhecimento declarativo e a informação contida numa fonte histórica.

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.