Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
História A
 
Domínio/Tema:

Crises, embates ideológicos e mutações culturais na primeira metade do século XX.

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de História A  (623)  – 1.ª Fase de 2021
Palavras-chave:
Primeira Guerra Mundial; geopolítica; bolchevismo; inflação
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Verdadeiro/falso
Tipo de suportes:
Documento escrito
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (médio) – analisar; interpretar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
72,6%
        Grau de dificuldade:
 
Fácil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

O item tem como objetivo avaliar a capacidade de análise de um documento escrito, nomeadamente distinguir informação explícita e implícita, remetendo para as competências definidas nas Aprendizagens Essenciais e operacionalizando as seguintes áreas de competência do Perfil dos Alunos: Linguagens e Textos, Raciocínio e resolução de problemas, Saber científico, técnico e tecnológico.

No respeitante ao domínio de conteúdos, procura avaliar conhecimentos sobre a situação da Europa no primeiro pós-guerra e sobre a terminologia específica da disciplina, nomeadamente os termos geopolítica, bolchevismo e inflação.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

As respostas ao item são classificadas de forma dicotómica, ou seja, a pontuação só é atribuída às respostas corretas, sendo todas as outras respostas classificadas com zero pontos.

Resposta correta: I e IV.


 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item.

Mesmo tratando-se de um item fácil, o seu nível de complexidade cognitiva remete para competências de análise e interpretação de documentos escritos, que podem ser desenvolvidas em situações de aprendizagem que incluam as seguintes etapas:

- identificação do documento quanto a tipologia, autoria, datação e contexto de produção;

- identificação do vocabulário específico do documento, articulando-o com a terminologia e os conceitos da disciplina;

- identificação do conteúdo do documento distinguindo informação implícita de informação explícita;

- análise da fiabilidade do documento enquanto fonte histórica para o conhecimento do processo histórico a que se reporta;

- análise da informação fornecida pelo documento no quadro global do contexto histórico em que se enquadra, mobilizando os conhecimentos do aluno.

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.