Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Inglês
 
Domínio/Tema:

Compreensão do oral

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Inglês  (550) | 1.ª Fase de 2021
Palavras-chave:
compreensão do oral; ideias explícitas;  palavras-chave
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

Parte A – Compreensão do oral

Item 1

Text 1

You will hear three teenagers answering the question: “Is it important for teens to be aware of political and social issues before they are 18?”

  1. For item , match the names (Ellie, Blair or Olivia) in column A with the ideas they express in column B.

All the ideas apply once.

On your answer sheet, write only the names and the numbers.

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Associação múltipla
Tipo de suportes:
Texto áudio
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (médio) – compreender informação
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
89,9%
        Grau de dificuldade:
 
Muito fácil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivos do item:

Interpretar informação transmitida oralmente por 3 jovens sobre a relevância de desenvolver consciência política e social antes dos 18 anos.

Aprendizagens Essenciais:

Área temática/situacional — Os Jovens na Era Global

Competência comunicativa — Compreensão do oral:

- “Compreender vários tipos de discurso e seguir linhas de argumentação dentro das áreas temáticas apresentadas (…);”

- “(…) interpretar atitudes, emoções, pontos de vista e intenções do(a) autor(a) e informação explícita e implícita em diversos tipos de texto;”

- “identificar marcas do texto oral que introduzem mudança de estratégia discursiva, de assunto e de argumentação.”

PASEO:

Linguagens e textos

(…)

“- utilizar de modo proficiente diferentes linguagens e símbolos associados às

Línguas (…);”

“- aplicar estas linguagens de modo adequado aos diferentes contextos de comunicação (…);”

“- dominar capacidades nucleares de compreensão e de expressão nas modalidades oral (…) e multimodal.”

Pensamento crítico e criativo

(…)

“- pensar de modo abrangente e em profundidade, de forma lógica, observando, analisando informação, experiências ou ideias (…), com vista à tomada de posição fundamentada; (…)” 

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação apresentam-se por níveis de desempenho. Cada nível descreve o grau de qualidade da compreensão das mensagens transmitidas. A cada nível de desempenho corresponde uma dada pontuação.

 

Chave: Ellie – 2, 3; Blair – 4, 5, 7; Olivia – 1, 6.

Nota – Caso o examinando associe o mesmo número da coluna B a mais de um nome da coluna A, o número em causa deixa de ser considerado para efeitos de classificação, independentemente de o examinando a ele ter associado corretamente outro nome.

 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Para que o aluno consiga chegar a processos cognitivos mais complexos (compreensão de ideias, contraste de opiniões, etc.), é necessário que o processo de compreensão do oral esteja automatizado. É, pois, essencial a prática consistente desta competência através de textos de natureza variada e adaptados ao nível de proficiência dos alunos.

 

Exemplo de sequência de atividade

Tendo em conta o objetivo do item em apreço, sugerem-se as seguintes atividades/estratégias:

Passo 1

Para ativar vocabulário e conhecimento(s) prévio(s), e dependendo da especificidade da turma, o professor pode promover um exercício de brainstorming: fornecer frases sobre o tema (que incluam vocabulário usado nos depoimentos, por forma a preparar a audição) e solicitar a opinião dos alunos, por exemplo.

Passo 2

  1. Antes de terem contacto com o item da prova, os alunos ouvem duas vezes cada depoimento isoladamente (sem instrução) e tomam nota das palavras/ideias chave de cada um.
  2. Em grupo, os alunos discutem as palavras/ideias chave, procurando identificar diferenças nas opiniões/vivências presentes nos depoimentos.

Passo 3

  1. Ainda em grupos, os alunos preveem as diferenças que poderão ser exploradas no item de associação múltipla, através da redação de três frases correspondentes a cada depoimento, incidindo nas diferenças detetadas.
  2. Os grupos partilham as frases e o/a professor/a regista-as no quadro.
  3. Os alunos tentam identificar os depoimentos a que as frases correspondem.

Passo 4

  1. Os alunos ouvem o suporte áudio na íntegra (instrução + depoimentos) e confirmam as frases registadas no quadro.
  2. Os alunos recebem o item. De acordo com a especificidade da turma, o/a professor/a pode ler e verificar a compreensão do mesmo.
  3. Por fim, os alunos respondem ao item.

OU

Passo 3

  1. Ainda em grupos, os alunos leem o item e procuram resolvê-lo com recurso às suas notas.
  2. De acordo com a especificidade da turma, o/a professor/a pode, ainda, ler e verificar a compreensão do mesmo.

Passo 4

Os alunos ouvem o suporte áudio na íntegra (instrução + depoimentos) e confirmam as suas respostas. 

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.