Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Inglês
 
Domínio/Tema:

Leitura

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Inglês  (550)  – 1.ª Fase de 2020
Palavras-chave:
leitura; inferência; intenção do autor
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

Part B – Leitura

Item 3.1.

3. Choose the correct option (A, B, C or D) to complete the sentences according to the text.

      Write only the numbers and the letters.

3.1. In this text, the author’s main purpose is to

(A) raise the reader’s awareness of plastic pollution.

(B) question the growth of plastic pollution.

(C) inform the reader about a way to fight plastic pollution.

(D) encourage the reduction of plastic pollution.

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Texto escrito
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (superior) – interpretar; inferir
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
69,5%
        Grau de dificuldade:
 
Fácil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivos do item:

Interpretar a intenção do autor ao escrever o texto.

 

Aprendizagens Essenciais:

Área temática/situacional — O Mundo à Nossa Volta

Competência Comunicativa – Compreensão escrita:

—"Ler, compreender e identificar diversos tipos de texto;

—"descodificar palavras-chave, ideias presentes no texto (…);

—"interpretar informação explícita e implícita (…), pontos de vista e intenções do(a) autor(a).”

 

PASEO:

Linguagens e textos

(…)

“- utilizar de modo proficiente diferentes linguagens e símbolos associados às

Línguas (…);”

“- aplicar estas linguagens de modo adequado aos diferentes contextos de comunicação (…);”

“- dominar capacidades nucleares de compreensão e de expressão na modalidade escrita (…).”

 

Pensamento crítico e criativo

(…)

“- pensar de modo abrangente e em profundidade, de forma lógica, observando, analisando informação, experiências ou ideias (…), com vista à tomada de posição fundamentada; (…)”  

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

O item é classificado de forma dicotómica. A pontuação só é atribuída à resposta correta, sendo todas as outras respostas classificadas com zero pontos.

Chave : C 

 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

 

A intenção do autor reflete-se na sua escolha de palavras/expressões e pode ser veiculada de forma implícita.

 

Exemplo de sequência de atividade

 

A fim de apoiar o desenvolvimento de competências de interpretação de natureza implícita, sugerem-se as seguintes atividades/estratégias que, dependendo das características do grupo turma, poderão, ou não, ser levadas a cabo cumulativamente:

 

 

Passo 1

Em pares ou grupos, os alunos procuram inferir ideias expressas no texto a partir do título e/ou da contextualização dada no enunciado do item.

Passo 2

Os alunos leem o texto na sua totalidade para confirmar as suas inferências.

Passo 3

Em pares ou grupos, os alunos leem e destacam no texto formas linguísticas/ideias que possam traduzir uma posição do/a autor/a. Poderão procurar identificar marcas de modalidade (o tom predominante no texto) e de recursos literários, através da identificação de marcadores modais (advérbios, adjetivos ou verbos) e/ou de marcadores de discurso.

Passo 4

  1. Os alunos leem o tronco do item e procuram responder/completá-lo sem lerem as várias opções dadas.
  2. Por fim, escolhem de entre as opções aquela que mais se assemelha à sua resposta inicial.

OU

  1. Em pares ou grupos, os alunos atentam nos verbos indicadores de intenção, utilizados nas 4 opções, analisam o seu sentido e ajuízam sobre a sua viabilidade/inviabilidade.
  2. Por fim, escolhem, de entre as opções, a que consideram correta. 

 

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.