Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Inglês
 
Domínio/Tema:

Compreensão do oral

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Inglês  (550) | 1.ª Fase de 2022
Palavras-chave:
Compreensão do oral; ideias implícitas
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

Part A – Compreensão do oral

Item 2.4.

Text 2

 

You will hear a debate about whether governments should do more to finance studying abroad schemes.

 

  1. For items 2.1. to 2.6., choose the correct option (A, B or C).

        On your answer sheet, write only the numbers and the letters.

 

2.4. The host and John share the opinion that

A. students have become more open-minded because they think globally.

B. governments are failing in promoting international cooperation.

C. study abroad schemes can help to improve global understanding.

  

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Texto áudio
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (superior) – inferir informação
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
65,7%
        Grau de dificuldade:
 
Fácil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivos do item:

Inferir informação sobre opiniões convergentes.

 

Aprendizagens Essenciais:

Área temática/situacional – Um Mundo de Muitas Línguas

Competência comunicativa – Compreensão do oral

— “Compreender vários tipos de discurso e seguir linhas de argumentação dentro das áreas temáticas apresentadas (...);”

— “(…) interpretar atitudes, emoções, pontos de vista e intenções do(a) autor(a) e informação explícita e implícita em diversos tipos de texto;”

— “identificar marcas do texto oral que introduzem mudança de estratégia discursiva, de assunto e de argumentação.”

 

PASEO:

Linguagens e textos

(…)

“- utilizar de modo proficiente diferentes linguagens e símbolos associados às

Línguas (…);”

“- aplicar estas linguagens de modo adequado aos diferentes contextos de comunicação (…);”

“- dominar capacidades nucleares de compreensão e de expressão nas modalidades oral (…) e multimodal.”

Pensamento crítico e criativo

(…)

“- pensar de modo abrangente e em profundidade, de forma lógica, observando, analisando informação, experiências ou ideias (…), com vista à tomada de posição fundamentada; (…)”

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

O item é classificado de forma dicotómica. A pontuação só é atribuída à resposta correta, sendo todas as outras respostas classificadas com zero pontos.

Chave: C

 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Para que o aluno consiga ativar processos cognitivos mais complexos (compreender ideias, contraste e convergência de opiniões, etc.), é necessário que o processo de compreensão do oral esteja automatizado (reconhecimento vocabular, processamento sintático, etc). É, pois, essencial a prática consistente desta capacidade através da audição de textos de natureza variada e adaptados ao nível de proficiência dos alunos.

Exemplo de sequência de atividade

 

A fim de apoiar o desenvolvimento de competências de interpretação de natureza implícita, sugerem-se as seguintes atividades/estratégias:

 

Passo 1

Para ativar vocabulário e conhecimento(s) prévio(s), e dependendo da especificidade da turma, o professor pode promover um exercício de brainstorming de argumentos para o financiamento público de programas de intercâmbio ou fornecer frases/argumentos (que incluam vocabulário usado no debate) que os alunos devem categorizar de acordo com a posição que veiculam.

 

Passo 2

 

  1. Antes de terem contacto com o item da prova, os alunos ouvem duas vezes o suporte áudio na íntegra, tentando identificar alguns dos argumentos anteriormente elencados.
  2. Em grupos, os alunos discutem os argumentos, procurando identificar diferenças/convergências nas opiniões presentes no debate.

 

Passo 3

  1. Em grupos, os alunos leem atentamente o tronco do item, de forma a saber selecionar informação pertinente. De seguida, ouvem o excerto que incide sobre esse item e procuram completá-lo com a informação em falta.
  2. Os grupos partilham as ideias e o professor regista-as no quadro.

 

    c. Os alunos leem as opções do item e selecionam a resposta correta, justificando a sua escolha.

 

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.