Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Inglês
 
Domínio/Tema:

Compreensão da escrita

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Inglês  (550) | 1.ª Fase de 2022
Palavras-chave:
leitura; ideias explícitas; ideias implícitas; ideias chave
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Associação simples
Tipo de suportes:
Texto escrito
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (médio) – interpretar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
28,4%
        Grau de dificuldade:
 
Difícil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

 

Objetivos do item:

Interpretar informação explícita a nível de parágrafo

 

Aprendizagens Essenciais:

Área temática/situacional – Um Mundo de Muitas Línguas

Competência comunicativa – Compreensão escrita

 

— “Ler, compreender e identificar diversos tipos de texto;

— “descodificar palavras-chave, ideias presentes no texto (…);

— “interpretar informação explícita e implícita (…), pontos de vista (…) do(a) autor(a).”

 

 PASEO:

Linguagens e textos

(…)

“- utilizar de modo proficiente diferentes linguagens e símbolos associados às

Línguas (…);”

“- aplicar estas linguagens de modo adequado aos diferentes contextos de comunicação (…);”

“- dominar capacidades nucleares de compreensão e de expressão nas modalidades (…) escrita (…) e multimodal.”

 

Pensamento crítico e criativo

(…)

“- pensar de modo abrangente e em profundidade, de forma lógica, observando, analisando informação, experiências ou ideias (…), com vista à tomada de posição fundamentada; (…)”

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

O item é classificado de forma dicotómica. A pontuação só é atribuída à resposta correta, sendo todas as outras respostas classificadas com zero pontos.

 

Chave : (a) – 3; (b) – 7; (c) – 2.   ............................................................................... 8 pontos

 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Para que o aluno consiga chegar a processos cognitivos mais complexos (interpretação de ideias, realização de inferências etc.), é necessário que o processo de compreensão da escrita, a nível de acesso lexical, processamento sintático, esteja automatizado. É, pois, essencial a prática consistente desta competência através de textos de natureza variada e adaptados ao nível de proficiência dos alunos.

 

Exemplo de sequência de atividade

 

A fim de apoiar o desenvolvimento de competências de interpretação, sugerem-se as seguintes atividades/estratégias:

 

Passo 1

    a. Pedir aos alunos para ler os parágrafos 1, 2, 3, 4 e 7 do texto e anotar/sublinhar ideias chave em cada parágrafo.

    b. Em grupos, os alunos comparam as anotações que fizeram para chegar a um consenso.

    c. Cada grupo apresenta as ideias que serão registadas/projetadas no quadro.

 

Passo 2

    a. Em grupos, os alunos comparam as ideias registadas com as ideias apresentadas na coluna A do item.

   b. Cada grupo faz a correspondência das ideias com os parágrafos da coluna B (1, 2, 3, 4 e 7), seguida da apresentação e justificação da resolução à turma.

 

Passo 3

   a. Em grupos, os alunos concentram-se nos parágrafos que não foram objeto de interpretação e apresentam sugestões de ideias chave contidas nos mesmos.

     b. Os grupos partilham as ideias e o professor regista-as no quadro.

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.