Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Inglês
 
Domínio/Tema:

Interação escrita

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Inglês  (550) | 1.ª Fase de 2022
Palavras-chave:
email formal; organização; função comunicativa; destinatários
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

Part C – Interação e Produção escritas

Item 1.

  1. You have enrolled in a virtual exchange programme course abroad about “Sustainability”. After the online application interview, you are asked to write a formal e-mail to your future class tutor.

In your e-mail, mention:

  • one reason why you applied for the course
  • an activity you would like to be involved in
  • one thing your tutor would probably like to know about you.

Write your text in 60–80 words.

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
Texto escrito
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (médio) - organizar; produzir; orientar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
72,6%
        Grau de dificuldade:
 
Fácil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item:

Redigir um email.

 

Aprendizagens Essenciais:

Área temática/situacional – Um Mundo de Muitas Línguas

Competência comunicativa – Interação e Produção escritas

- “Planificar e elaborar uma atividade de escrita de acordo com o tipo e função do texto e o seu destinatário, dentro das áreas temáticas apresentadas, integrando a sua experiência e mobilizando conhecimentos adquiridos em outras disciplinas;

- reformular o trabalho escrito no sentido de o adequar à tarefa proposta.”

 

PASEO:

Linguagens e textos

(…)

“- utilizar de modo proficiente diferentes linguagens e símbolos associados às

Línguas (…);”

“- aplicar estas linguagens de modo adequado aos diferentes contextos de comunicação (…);”

“- dominar capacidades nucleares de compreensão e de expressão nas modalidades (…) escrita (…) e multimodal.”

 Pensamento crítico e criativo

(…)

“- pensar de modo abrangente e em profundidade, de forma lógica, observando, analisando informação, experiências ou ideias (…), com vista à tomada de posição fundamentada; (…)”

 

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

O item é classificado por níveis de desempenho. A cada nível corresponde uma dada pontuação. As respostas que não correspondam ao solicitado, independentemente da qualidade do texto produzido, são classificadas com zero pontos.

 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Para que o aluno consiga atingir processos cognitivos mais complexos (como os que são ativados na interação e produção escritas), é necessário que desenvolva a sua capacidade de, por exemplo, organizar ideias e parágrafos, adequar a linguagem ao contexto e ao destinatário e monitorizar o seu processo de escrita.

 Exemplo de sequência de atividade

 A fim de apoiar o desenvolvimento de atividades de interação escrita, como por exemplo, a redação de um email formal, sugerem-se as seguintes atividades/estratégias:

Passo 1

  1. Projetar dois emails-modelo, um formal e outro informal, para que os alunos identifiquem a diferença do registo de língua utilizado em cada um deles.
  2. Analisar o formato e as especificidades linguísticas do email formal: a saudação inicial, introdução, corpo do email, fecho e despedida.

Passo 2

Em grupo-turma, realizar um exercício de brainstorming relacionado com os três aspetos solicitados no item: razões que podem levar uma pessoa a candidatar-se a um curso de intercâmbio no estrangeiro, atividades que podem ser desenvolvidas no âmbito do curso e aspetos/experiências pessoais que podem enriquecer a participação num curso desta natureza. As respostas dos alunos são registadas no quadro.

Passo 3

Pedir aos alunos para lerem o item e anotarem a informação necessária de modo a darem resposta aos três aspetos solicitados. Os alunos podem utilizar a informação registada no quadro que considerem mais pertinente.

Passo 4

Individualmente, os alunos redigem o email formal solicitado, numa folha à parte.

Passo 5

  1. Terminada a tarefa, o professor recolhe os textos e redistribui-os aleatoriamente para que os alunos possam avaliar o trabalho de um dos colegas (peer assessment) usando uma grelha – previamente discutida – com todos os parâmetros a observar, (por exemplo, a presença da informação solicitada, o formato e o registo de língua).
  2. De novo na posse dos seus textos, os alunos editam-nos de acordo com o feedback dos seus pares.
  3. c. O professor pode solicitar aos alunos uma reflexão relativa aos pontos fracos e fortes do seu desempenho e ao impacto do feedback dos colegas.

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.