Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Inglês
 
Domínio/Tema:

Compreensão do oral

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Inglês  (550) | 1.ª Fase de 2023
Palavras-chave:
compreensão do oral; ideias implícitas; pistas linguísticas
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

Part A – Compreensão do oral

Item 2.1.

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Texto áudio
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (superior) – inferir informação
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
25,1%
        Grau de dificuldade:
 
Difícil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivos do item:

Inferir a partir de informação implícita.

 

 Aprendizagens Essenciais:

Área temática/situacional – Os Jovens na Era Global: os jovens de hoje e do futuro. O Mundo do trabalho: o mundo do trabalho em mudança; o jovem perante as mudanças.

Competência comunicativa – Compreensão do oral

— “Compreender vários tipos de discurso (...) dentro das áreas temáticas apresentadas (...);”

— “(…) interpretar atitudes, emoções, pontos de vista e intenções do(a) autor(a) e informação (...) implícita em diversos tipos de texto”

 

PASEO:

Linguagens e textos

(…)

“- utilizar de modo proficiente diferentes linguagens e símbolos associados às Línguas (…);”

“- aplicar estas linguagens de modo adequado aos diferentes contextos de comunicação (…);”

“- dominar capacidades nucleares de compreensão e de expressão nas modalidades oral (…) e multimodal.”

Pensamento crítico e criativo

(…)

“- pensar de modo abrangente e em profundidade, de forma lógica, observando, analisando informação, experiências ou ideias (…), com vista à tomada de posição fundamentada; (…)”

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

O item é classificado de forma dicotómica. A pontuação só é atribuída à resposta correta, sendo todas as outras respostas classificadas com zero pontos.

Chave: C .................................................................................................................... 8 pontos

 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Para que o aluno consiga ativar processos cognitivos mais complexos (analisar, inferir, etc.), é necessário que o mecanismo de compreensão do oral esteja automatizado (reconhecimento vocabular, processamento sintático, compreensão de pistas linguísticas, etc.). É, pois, essencial a prática consistente desta capacidade através da audição de textos de natureza variada e adaptados ao nível de proficiência dos alunos.

 

Exemplo de sequência de atividade

 A fim de apoiar o desenvolvimento de competências de interpretação de natureza implícita, sugerem-se as seguintes atividades/estratégias:

 Passo 1

O professor apresenta um conjunto de frases/pequenos textos (em suporte áudio e/ou escrito), acompanhados por várias afirmações verdadeiras e/ou prováveis. Aos alunos é pedido que distingam aquelas cuja compreensão pressupõe a mobilização de informação explícita e as que exigem dedução.

Por exemplo:

Frase:

“When John got back from work, the door was open and his computer was missing.”

Afirmações

  1. John forgot to close his door.
  2. John has got a job.
  3. John has got a computer.
  4. John’s computer might have been stolen.

 Passo 2

De seguida, o professor pergunta que informação da frase/pequeno texto fundamenta as inferências a. e d.

 Passo 3

Realiza-se um exercício de “pensar em voz alta” (think-aloud exercise). Os alunos ouvem a 1.ª parte de um pequeno texto, a partir do qual são colocadas questões que se iniciam com “How do you know...?” e/ou “Why do you think...?”. Os alunos respondem às questões e distinguem as respostas que são dadas com base em informação implícita e informação explícita.

Por exemplo:

Texto áudio

My sister always goes to the school cafeteria. Yesterday, she decided to go to the shopping centre with her friends for lunch. She had two hamburgers, French fries, two cokes and two vanilla ice cream cones. Today she wasn’t feeling well and she stayed at home (…).

Perguntas possíveis

How do you know the narrator is not an only child?

Why do you think she wasn’t feeling well?

(…)

 Passo 4

Os alunos ouvem um novo texto, a partir do qual, em pequenos grupos, têm de formular perguntas iniciadas por “How do you know...?” e/ou “Why do you think...?”.

 Passo 5

  1. Antes de terem contacto com o item da prova, os alunos ouvem duas vezes o suporte áudio do minuto 8’32’’ ao minuto 9’25’’.
  2. Em grupos, os alunos sugerem possíveis inferências a partir das intervenções do host.

 Passo 6

Em grupos, os alunos leem atentamente o tronco do item e procuram responder, escolhendo a opção correta.

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.