Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Inglês
 
Domínio/Tema:

Leitura

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Inglês  (550) | 1.ª Fase de 2023
Palavras-chave:
Escolha múltipla; informação a nível de parágrafo; scanning
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

Part B – Leitura e Uso da Língua

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Texto escrito
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 1 (Inferior) – compreender 
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
45,2%
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivos do item:

Compreender informação explícita a nível de parágrafo.

 

Aprendizagens Essenciais:

Competência comunicativa – Compreensão escrita

- “Ler, compreender e identificar diversos tipos de discurso”;

- “descodificar palavras-chave, ideias presentes no texto”

- “(…) interpretar (...) informação explícita (...) em diversos tipos de texto”

 

PASEO:

Linguagens e textos

(…)

“- utilizar de modo proficiente diferentes linguagens e símbolos associados às Línguas (…);”

“- dominar capacidades nucleares de compreensão e de expressão nas modalidades escrita (…)”

Pensamento crítico e criativo

(…)

“- pensar de modo abrangente e em profundidade, de forma lógica, observando, analisando informação, experiências ou ideias (…)”

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

O item é classificado de forma dicotómica. A pontuação só é atribuída à resposta correta, sendo todas as outras respostas classificadas com zero pontos.

Chave:(B).............................................................................................................................................8 pontos

 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

A escolha da opção correta implica que os alunos distingam informação veiculada de forma explícita e/ou implícita de distratores, todos eles plausíveis no contexto.

 

Exemplo de sequência de atividade

Passo 1

O professor pede aos alunos que leiam o item 3.3. (escolha múltipla) atentamente.

De seguida, pede aos alunos que identifiquem, em cada opção, as palavras-chave.

Passo 2

Em pares, os alunos leem o parágrafo 4, fazendo um levantamento das palavras que se relacionam com as respetivas palavras-chave de cada opção. Este exercício permite tomar consciência de que todos os distratores remetem para ideias/palavras do texto e são plausíveis.

Passo 3

Com base nas palavras chave identificadas, o professor faz:

 um conjunto de “yes/ no questions”, incidindo sobre as opções dadas.

Perguntas possíveis

Opção (A): Did she have scars?

                  Does that mean she was injured?

                  When was she injured?

                  Did she have to treat her injuries while weeding?

OU

  1. um exercício de “True/False” com “finding evidence” para cada opção.

Exemplo

Opção (C)

“The writer says that while weeding she had to wear comfortable sneakers.”

Is this true or false? Can you find any information in the text to support your answer?

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.