Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Inglês
 
Domínio/Tema:

Compreensão do oral

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Inglês  (550) | 1.ª Fase de 2024
Palavras-chave:
interpretar; pontos de vista; argumentação
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

Item A. 2.1.

 

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Texto áudio
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (médio) – Interpretar informação a nível de parágrafo
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
40,1%
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivos do item:

Inferir a partir de informação implícita.

 

Aprendizagens Essenciais:

Área temática/situacional – Os Jovens na Era Global: os jovens de hoje e do futuro. O Mundo do trabalho: o mundo do trabalho em mudança; o jovem perante as mudanças.

 

Competência comunicativa – Compreensão do oral

— “Compreender vários tipos de discurso (...) dentro das áreas temáticas apresentadas (...);”

— “(…) interpretar atitudes, emoções, pontos de vista e intenções do(a) autor(a) e informação (...) implícita em diversos tipos de texto”

 

PASEO:

Linguagens e textos

(…)

“- utilizar de modo proficiente diferentes linguagens e símbolos associados às

Línguas (…);”

“- aplicar estas linguagens de modo adequado aos diferentes contextos de comunicação (…);”

“- dominar capacidades nucleares de compreensão e de expressão nas modalidades oral (…) e multimodal.”

 

Pensamento crítico e criativo

(…)

“- pensar de modo abrangente e em profundidade, de forma lógica, observando, analisando informação, experiências ou ideias (…), com vista à tomada de posição fundamentada; (…)”

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

O item é classificado de forma dicotómica. A pontuação só é atribuída à resposta correta, sendo todas as outras respostas classificadas com zero pontos.

 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Para que o aluno consiga ativar processos cognitivos mais complexos (analisar, inferir, etc.), é necessário que o mecanismo de compreensão do oral esteja automatizado (reconhecimento vocabular, processamento sintático, compreensão de pistas linguísticas, etc.). É, pois, essencial a prática consistente desta capacidade através da audição de textos de natureza variada e adaptados ao nível de proficiência dos alunos.

 

Exemplo de sequência de atividade

A fim de apoiar o desenvolvimento de competências de compreensão do oral, sugerem-se as seguintes atividades/estratégias:

 

Passo 1

O professor foca a atenção dos alunos em parte do tronco do item: “leaving young workers by themselves”, pedindo-lhes que destaquem a ideia principal, assegurando-se assim que compreendem o significado de “leave by themselves”.

 

Passo 2

a. Os alunos ouvem o excerto pela primeira vez para chegar à conclusão de que existem duas opiniões distintas sobre  a decisão de deixar os jovens sem supervisão: a do “host” e a do “Anthony”.

b. Aos alunos é pedido que, numa segunda audição, tirem notas relativamente às opiniões veiculadas por ambos. Estas serão registadas no quadro em forma de tabela.

c. Os alunos utilizam as notas para tentar identificar a opção correta.

d. No final, o professor validará oralmente as respostas.

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.