Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Inglês
 
Domínio/Tema:

Uso da Língua e Leitura 

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Inglês  (550) | 1.ª Fase de 2024
Palavras-chave:
formação de palavras; contexto; compreensão; precisão semântica
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

Part B – Uso da língua e leitura

 Item B.1.

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Completamento
Tipo de suportes:
Texto com 6 espaços para completar a partir do radical de palavras
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (Médio) – Formar palavras em contexto
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
46,2%
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivos do item:

Formar palavras com precisão semântica em contexto.

 

Aprendizagens Essenciais:

Área temática/situacional – O Mundo do Trabalho

Competência comunicativa Leitura

— “Ler, compreender (…) diversos tipos de texto;

— descodificar palavras-chave, ideias presentes no texto, marcas do texto (…)

— interpretar informação explícita e implícita em diversos tipos de texto, pontos de vista e intenções do(a) autor(a).”

 

PASEO:

Linguagens e textos

(…)

“- utilizar de modo proficiente diferentes linguagens e símbolos associados às

Línguas (…);”

“- aplicar estas linguagens de modo adequado aos diferentes contextos de comunicação (…);”

“- dominar capacidades nucleares de compreensão e de expressão nas modalidades oral (…) e multimodal.”

Pensamento crítico e criativo

(…)

“- pensar de modo abrangente e em profundidade, de forma lógica, observando, analisando informação, experiências ou ideias (…), com vista à tomada de posição fundamentada; (…)”

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

O item é classificado por níveis de desempenho. A cada nível corresponde uma dada pontuação, de acordo com os critérios específicos.

 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Para que o aluno consiga formar palavras com precisão semântica, é necessário compreender a globalidade do texto, bem como o contexto específico em que se inserem as palavras a formar, por forma a decidir qual a categoria gramatical a utilizar.

 

Exemplo de sequência de atividade

 

A fim de apoiar o desenvolvimento de competências de leitura e uso da língua, especificamente no que respeita à formação de palavras em contexto, sugerem-se as seguintes atividades/estratégias:

 

Passo 1

Para ativar o processo de formação de palavras, conhecimento(s) prévio(s) neste âmbito, sugere-se a exploração de um texto com várias palavras que derivam de um mesmo radical. O professor poderá solicitar a identificação dessas palavras, propondo que as sublinhem. Em seguida, poderá pedir que os alunos insiram as palavras num quadro organizado por categorias gramaticais.

 

Passo 2

a. São fornecidos pequenos textos com espaços em brancos, os quais os alunos deverão completar com as palavras do quadro anterior.

b. Em seguida, solicita-se aos alunos que, em pequenos grupos, criem frases com essas mesmas palavras.

Nota: estas atividades poderão ser realizadas em formato digital, por exemplo, recorrendo a um Padlet.

 

Passo 3

a. Em pequenos grupos, os alunos tentam resolver o item original da prova.

b. As respostas dos grupos são registadas no quadro e, nesta fase, o professor solicita a utilização de dicionários online para verificação das respostas, o que promoverá a autocorreção do item, desenvolvendo a autonomia dos alunos, e a correção da grafia.

c. No final, o professor validará oralmente as respostas.

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.