Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Inglês
 
Domínio/Tema:

Leitura

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Inglês  (550) | 1.ª Fase de 2024
Palavras-chave:
formação de palavras; contexto; compreensão; precisão semântica
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

Part B – Leitura e Uso da Língua

Item B.5.

 

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Associação
Tipo de suportes:
Texto escrito
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (médio) – Compreender o significado de palavras em contexto
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
23,3%
        Grau de dificuldade:
 
Difícil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivos do item:

Interpretar significado em contexto – sinonímia.

 

Aprendizagens Essenciais:

Área temática/situacional – O Mundo do Trabalho

Competência comunicativa – Leitura e Uso da Língua

— “Ler, compreender (…) diversos tipos de texto;

— descodificar palavras-chave, ideias presentes no texto, marcas do texto (…)

— interpretar informação explícita e implícita em diversos tipos de texto, pontos de vista e intenções do(a) autor(a).”

 

PASEO:

Linguagens e textos

(…)

“- utilizar de modo proficiente diferentes linguagens e símbolos associados às

Línguas (…);”

“- aplicar estas linguagens de modo adequado aos diferentes contextos de comunicação (…);”

“- dominar capacidades nucleares de compreensão e de expressão nas modalidades oral (…) e multimodal.”

Pensamento crítico e criativo

(…)

“- pensar de modo abrangente e em profundidade, de forma lógica, observando, analisando informação, experiências ou ideias (…), com vista à tomada de posição fundamentada; (…)”

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

O item é classificado de forma dicotómica. A pontuação só é atribuída à resposta correta, sendo todas as outras respostas classificadas com zero pontos.

 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Para que o aluno consiga selecionar o sinónimo correto, é necessário compreender a globalidade do parágrafo e a especificidade de cada sinónimo no contexto do parágrafo.

 

Exemplo de sequência de atividade

 

A fim de apoiar o desenvolvimento de competências de leitura, especificamente no que respeita à sinonímia, sugerem-se as seguintes atividades/estratégias:

 

Passo 1

O professor escreve uma palavra isolada no quadro, de modo a que esta esteja descontextualizada, e pergunta aos alunos o(s) seu(s) significado(s), escrevendo no quadro as respostas.

 

Passo 2

a. Em pares/grupos, os alunos consultam vários dicionários unilingues online a fim de validar as respostas dadas e, eventualmente, adicionar outros significados.

b. Em seguida, o professor solicita aos alunos que, em pares/grupos, criem frases com essas mesmas palavras e de acordo com uma temática por si indicada. Posteriormente, cada par/grupo poderá partilhar digitalmente documento com as suas propostas, que serão validadas em conjunto, pelos alunos e pelo professor.

c. Por último, o professor fornece frases com a palavra em questão, sublinhada, e um exercício de escolha múltipla com diferentes sinónimos para que os alunos selecionem a opção correta.

 

Passo 3

a. Em grande grupo, o professor apresenta o item original da prova e solicita a leitura do parágrafo em voz alta

b. O professor pede à turma que sintetize o sentido global do parágrafo.

c. De seguida, propõe aos alunos que, alínea a alínea, façam a substituição da palavra por cada uma das opções fornecidas, procurando que os alunos identifiquem a resposta certa, aplicando um processo de lógica vocabular.

d. No final, o professor validará oralmente as respostas.

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.