Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Inglês
 
Domínio/Tema:

Leitura

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Inglês  (550) | 1.ª Fase de 2025
Palavras-chave:

leitura; semântica; pragmática; sinonímia; contexto

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

Item B.5.

 

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Associação simples
Tipo de suportes:
Texto
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (médio) – Compreender o significado de palavras em contexto
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
-----
        Grau de dificuldade:
 
-----
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivos do item:

Interpretar significado em contexto – sinonímia.

Aprendizagens Essenciais:

Área temática/situacional – O Mundo do Trabalho

Competência comunicativa – Leitura e Uso da Língua

— “Ler, compreender (…) diversos tipos de texto;

— descodificar palavras-chave, ideias presentes no texto, marcas do texto (…)

— interpretar informação explícita e implícita em diversos tipos de texto, pontos de vista e intenções do(a) autor(a).”

PASEO:

Linguagens e textos

(…)

“- utilizar de modo proficiente diferentes linguagens e símbolos associados às Línguas (…);”

“- aplicar estas linguagens de modo adequado aos diferentes contextos de comunicação (…);”

“- dominar capacidades nucleares de compreensão e de expressão nas modalidades oral (…) e multimodal.”

Pensamento crítico e criativo

(…)

“- pensar de modo abrangente e em profundidade, de forma lógica, observando, analisando informação, experiências ou ideias (…), com vista à tomada de posição fundamentada; (…)”

“- utilizar de modo proficiente diferentes linguagens e símbolos associados às

Línguas (…);”

“- aplicar estas linguagens de modo adequado aos diferentes contextos de comunicação (…);”

“- dominar capacidades nucleares de compreensão e de expressão na modalidade escrita (…).”

Pensamento crítico e criativo

(…)

“- pensar de modo abrangente e em profundidade, de forma lógica, observando, analisando informação, experiências ou ideias (…), com vista à tomada de posição fundamentada; (…)”  

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

O item é classificado de forma dicotómica. A pontuação só é atribuída à resposta correta, sendo todas as outras respostas classificadas com zero pontos.

Chave: (a) → (3); (b) → (1); (c) → (5).

 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

 

A importância do contexto na criação de sentido é fundamental em qualquer ato comunicativo, sendo importante a explicitação dos processos que auxiliam a sua descodificação.

Passo 1

O/A professor/a poderá utilizar um conjunto de palavras polissémicas e solicitar aos alunos que forneçam os vários significados que estas podem ter.

Passo 2

De seguida, o professor/a apresenta frases em que essas palavras assumem diferentes significados Em conjunto, professor/professora e alunos discutem como o contexto “desambigua” o significado da palavra.

Passo 3

O/A professor/a entrega o item B.5. aos alunos. Em pares, estes resolvem-no, procurando justificar as suas escolhas.

Passo 4

A correção é feita em conjunto, discutindo as três opções corretas e as pistas textuais que permitiram identificar o sentido.

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.