Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Inglês
 
Domínio/Tema:

Compreensão do oral

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Inglês  (550) | 1.ª Fase de 2025
Palavras-chave:

compreensão do oral; ideias explícitas; palavras-chave

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

Item A.1.

 

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Associação múltipla
Tipo de suportes:
Texto
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (médio) 
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
-----
        Grau de dificuldade:
 
----
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivos do item:

Interpretar informação transmitida oralmente por 3 jovens sobre a relevância de desenvolver consciência política e social antes dos 18 anos.

Aprendizagens Essenciais:

Área temática/situacional — O Mundo tecnológico

Competência comunicativa — Compreensão do oral:

- “Compreender vários tipos de discurso e seguir linhas de argumentação dentro das áreas temáticas apresentadas (…);”

- “(…) interpretar atitudes, emoções, pontos de vista e intenções do(a) autor(a) e informação explícita e implícita em diversos tipos de texto;”

- “identificar marcas do texto oral que introduzem mudança de estratégia discursiva, de assunto e de argumentação.”

PASEO:

Linguagens e textos

(…)

“- utilizar de modo proficiente diferentes linguagens e símbolos associados Línguas (…);”

“- aplicar estas linguagens de modo adequado aos diferentes contextos de comunicação (…);”

“- dominar capacidades nucleares de compreensão e de expressão nas modalidades oral (…) e multimodal.”

Pensamento crítico e criativo

(…)

“- pensar de modo abrangente e em profundidade, de forma lógica, observando, analisando informação, experiências ou ideias (…), com vista à tomada de posição fundamentada; (…)”

 

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação apresentam-se por níveis de desempenho. Cada nível descreve o grau de qualidade da compreensão das mensagens transmitidas. A cada nível de desempenho corresponde uma dada pontuação.

Chave: Luna → 5, 7; Theodore → 1, 3, 4; Isabella → 2, 6.

 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Passo 1

O/A professor/a poderá começar por ativar vocabulário relativo ao tema geral do áudio, registando ideias e opiniões sobre o assunto e introduzindo expressões de opinião comuns.

Passo 2

De seguida, o professor/a poderá fornecer transcrições curtas do texto e pedir que os alunos sublinhem expressões que indicam opinião, emoção ou julgamento.

Passo 3

O/A professor/a utiliza o áudio do item A.1., solicitando aos alunos que anotem as suas impressões gerais, por exemplo qual é a perspetiva de cada falante relativamente à tecnologia: positiva, negativa, ou ambas?

 

Passo 4

O/A professor/a entrega o item A.1. aos alunos. Estes ouvem o áudio novamente e associam os falantes às afirmações. Poderão ouvi-lo mais uma outra vez, a fim de confirmarem as suas respostas.

 

Passo 5

A correção do item poderá ser feita em conjunto, devendo os alunos justificar as suas escolhas com informação do texto.

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.