Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Inglês
 
Domínio/Tema:

Compreensão do oral

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Inglês  (550) | 1.ª Fase de 2025
Palavras-chave:

compreensão do oral; relacionar ideias; identificar pontos comuns

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

Item B 2.4.

 

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Texto
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (Superior )
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
-----
        Grau de dificuldade:
 
----
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

 

Interpretar informação veiculada oralmente por três falantes, numa conversa de rádio sobre o tema da engenharia genética, identificando as convergências entre as opiniões de dois deles.

Aprendizagens Essenciais:

Área temática/situacional — O Mundo tecnológico

Competência comunicativa — Compreensão do oral:

- “Compreender vários tipos de discurso e seguir linhas de argumentação dentro das áreas temáticas apresentadas (…);”

- “(…) interpretar atitudes, emoções, pontos de vista e intenções do(a) autor(a) e informação explícita e implícita em diversos tipos de texto;”

- “identificar marcas do texto oral que introduzem mudança de estratégia discursiva, de assunto e de argumentação.”

PASEO:

Linguagens e textos

(…)

“- utilizar de modo proficiente diferentes linguagens e símbolos associados Línguas (…);”

“- aplicar estas linguagens de modo adequado aos diferentes contextos de comunicação (…);”

“- dominar capacidades nucleares de compreensão e de expressão nas modalidades oral (…) e multimodal.”

 

Pensamento crítico e criativo:

(…)

“- pensar de modo abrangente e em profundidade, de forma lógica, observando, analisando informação, experiências ou ideias (…), com vista à tomada de posição fundamentada; (…)” 

  

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 

Trata-se de um item dicotómico.

 

Chave: (B)

 

 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

 

Passo 1

O/A professor/a poderá começar por ativar vocabulário relativo ao tema geral do áudio, registando ideias e opiniões sobre o assunto e introduzindo expressões de opinião comuns.

Passo 2

De seguida, o/a professor/a poderá pedir aos alunos que, à medida que ouvem o áudio, tomem notas das opiniões veiculadas por cada um dos falantes relativamente aos vários aspetos focados no texto.

Passo 3

 Os alunos deverão comparar as suas notas em pares e, posteriormente, discuti-las em grupo turma, podendo o professor tomar notas no quadro

 Passo 4

Os alunos leem o item e identificam, nas suas notas, a opinião de cada um dos falantes relativamente ao potencial da engenharia genética, procurando identificar o ponto comum. Comparam as suas conclusões com as opções de resposta, escolhendo a opção que melhor as reflete.

 

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.