Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Latim A
 
Domínio/Tema:

Civilização e cultura

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Latim A  (732) | 1.ª Fase de 2022
Palavras-chave:

civilização e cultura; sítios arqueológicos romanos; romanização

 

Apresentação do Item (Clique aqhttps://iave.pt/wp-content/uploads/2022/07/EX-LatA732-F1-2022_net.pdfui para aceder à prova em PDF):

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Associação
Tipo de suportes:

Iconográfico (5 imagens)

Nível de complexidade cognitiva:
Nível 1 (inferior) - reconhecer
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
37,5 %
        Grau de dificuldade:
 
Difícil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Reconhecer sítios arqueológicos que comprovam a presença do legado romano no património português.

Aprendizagens Essenciais (Latim A | 11.º ano – p. 4): Reconhecer a presença do legado romano no nosso património, localizando e identificando os principais sítios.

Áreas de Competências do Perfil dos Alunos:

A- Linguagens e textos - As competências associadas a Linguagens e textos implicam que os alunos sejam capazes de utilizar de modo proficiente diferentes linguagens e símbolos associados às línguas (língua materna e línguas estrangeiras), à literatura, à música, às artes, às tecnologias, à matemática e à ciência.

H – Sensibilidade estética e artística - As competências associadas a sensibilidade estética e artística implicam que os alunos sejam capazes de valorizar o papel das várias formas de expressão artística e do património material e imaterial na vida e na cultura das comunidades.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

O item é classificado de forma dicotómica. A pontuação só é atribuída à resposta correta, sendo todas as outras respostas classificadas com zero pontos.

Chave: 1. – B; 2. – A; 3. – D.

 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Os romanos passaram por aqui

Sugestão 1

Passo 1

  • Pedir aos alunos que encontrem fotografias (em livros, revistas, jornais ou na Internet) de sítios arqueológicos romanos, em Portugal.

Passo 2

  • Criar, com os alunos, uma conta na aplicação Educaplay (disponível em https://es.educaplay.com/) e explicitar o seu funcionamento, tendo em vista a realização de um trabalho de grupo.

Passo 3

  • Recorrendo à ferramenta Educaplay, pedir aos alunos que, em grupos (3 ou 4 elementos), construam um jogo que permita identificar os locais representados nas imagens: pode ser utilizada a opção Mapa Interativo da referida aplicação, que permite colocar pontos em imagens, para posteriormente serem identificados com um «clique». O professor acompanha o processo de construção do jogo, garantindo a correção científica do produto.

Passo 4

  • Os grupos apresentam os jogos aos colegas, solicitando-lhes as respostas corretas, de forma interativa.

NOTA EXPLICATIVA: Em alternativa, o professor poderá criar o recurso/jogo em casa e solicitar aos alunos as respostas, como trabalho de sala de aula, recorrendo ao telemóvel ou ao computador, ou como tarefa a realizar em casa.

Sugestão 2

Passo 1

  • Pedir aos alunos que encontrem fotografias (em livros, revistas, jornais ou na Internet) de sítios arqueológicos romanos, em Portugal.

Passo 2

  • Construir, com os alunos, um jogo de tabuleiro, assente num percurso pelo mapa de Portugal, com algumas casas a corresponderem aos locais onde se encontram os vestígios romanos apresentados nas fotografias, coladas nesse mapa. Os alunos deverão conceber o tabuleiro, colar as fotografias, desenhar as casas, fazer os cartões com as perguntas, definir as regras e construir o dado e os peões do jogo. As várias tarefas poderão ser divididas por diferentes grupos.

NOTA: O jogo poderá incluir outras perguntas sobre aspetos de cultura e civilização, além das estritamente relacionadas com os sítios arqueológicos.

Alguns sítios/vestígios arqueológicos que comprovam a presença do legado romano no património português: Barragem Romana de Nossa Senhora da Represa (Vila Ruiva, Cuba, distrito de Beja), Ponte Romana da Ribeira de Odivelas (Vila Ruiva, Cuba, distrito de Beja), Villa Romana de São Cucufate (Vila de Frades, Vidigueira, distrito de Beja), Termas Romanas do Alto da Cividade (Braga), Ruínas de Conímbriga (Condeixa-a-Nova, distrito de Coimbra), Templo Romano de Évora, Villa Luso-Romana de Santa Vitória do Ameixial (Estremoz, distrito de Évora), Villa Romana de Nossa Senhora da Tourega (Évora), Ruínas da Villa Romana da Abicada (Portimão, distrito de Faro), Ruínas Romanas do Cerro da Vila (Loulé, distrito de Faro), Ruínas de Milreu (Faro), Galerias Romanas de Lisboa, Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros (Lisboa), Ruínas do Teatro Romano de Lisboa, Ruínas da Cidade Romana de Ammaia (Marvão, distrito de Portalegre), Ruínas Romanas de Torre de Palma (Monforte, distrito de Portalegre), Villa Cardílio (Torres Novas, distrito de Santarém), Ruínas Romanas de Troia (distrito de Setúbal), Ruínas Romanas de Miróbriga (Santiago do Cacém, distrito de Setúbal), Ponte de Trajano (Chaves, distrito de Vila Real), Termas Romanas de Chaves (distrito de Vila Real), Termas Romanas de São Pedro do Sul (distrito de Viseu).

 

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.