Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Latim A
 
Domínio/Tema:

A língua e o texto

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Latim A  (732) | 1.ª Fase de 2022
Palavras-chave:

etimologia; léxico

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:

Texto escrito

Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (médio) - aplicar; relacionar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
62,5 %
        Grau de dificuldade:
 
Fácil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Estabelecer relações etimológicas entre palavras latinas e portuguesas.

Aprendizagens Essenciais (Latim A | 10.º e 11.º anos – p. 7): Relacionar a língua latina com a língua portuguesa, nomeadamente em questões de etimologia e de evolução fonética e semântica.

Áreas de Competências do Perfil dos Alunos:

A - Linguagens e textos - As competências associadas a Linguagens e textos implicam que os alunos sejam capazes de dominar capacidades nucleares de compreensão […] nas modalidades oral, escrita, visual e multimodal.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

O item é classificado de forma dicotómica. A pontuação só é atribuída à resposta correta, sendo todas as outras respostas classificadas com zero pontos.

Chave: (B)

 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Passo a palavra – relações etimológicas latim <> português

Passo 1

Selecionar um conjunto de textos que apresente um acervo de palavras que permitam estabelecer relações etimológicas com a língua portuguesa (tarefa a realizar pelo professor).

Passo 2

Distribuir os textos selecionados pelos alunos (individualmente ou constituindo pequenos grupos; cada aluno ou grupo deverá ter um texto diferente).

Passo 3

Cada aluno/grupo deverá selecionar três palavras do texto para elaborar três itens de seleção (escolha múltipla) centrados nas relações etimológicas entre o latim e o português.

Passo 4

Solicitar aos alunos que elaborem três itens de seleção, seguindo o modelo do item apresentado. Uma das palavras não se deverá relacionar etimologicamente com o vocábulo latino selecionado.

Os alunos podem consultar dicionários de língua, dicionários etimológicos, gramáticas e outros recursos, disponíveis na Biblioteca Escolar, que permitam confirmar a existência das relações etimológicas.

O professor supervisiona o trabalho dos alunos, garantido o rigor científico das respostas e a plausibilidade dos distratores/opções de resposta definidos/as pelos alunos.

Passo 5

Compilação, pelo professor, de todos os itens elaborados pelos alunos, numa ferramenta que permita a construção de questionários online (e.g. Google Forms).

Passo 6

Resposta dos alunos, individualmente, ao questionário com todos os itens criados, recorrendo ao computador ou ao telemóvel, na sala de aula ou como trabalho de casa. A informação de retorno, de caráter formativo, poderá estar incluída no formulário de resposta, permitindo aos alunos perceberem por que motivo(s) as respostas dadas estão corretas ou erradas e, assim, autorregularem as suas aprendizagens, de forma mais autónoma.

 

NOTA EXPLICATIVA: A atividade poderá ser realizada no espaço da Biblioteca Escolar, onde os alunos acedem mais facilmente aos materiais referidos no Passo 4.

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.