Ano de escolaridade:
10.º ano
Disciplina/área curricular:
Latim A
 
Domínio/Tema:

A língua e o texto

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Latim A  (732) | 1.ª Fase de 2023
Palavras-chave:

gramática; declinação; complemento circunstancial de lugar

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha Múltipla
Tipo de suportes:

Texto escrito

Nível de complexidade cognitiva:

Nível 1 (Inferior) – reconhecer

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
83,3 %
        Grau de dificuldade:
 
Muito Fácil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Justificar o caso em que se encontra uma palavra em função de um determinado complemento circunstancial de lugar

Aprendizagens Essenciais (Latim A | 10.º ano – pp. 5-6): A língua e o texto – Conhecer a morfologia no que se refere nomes […]; Relacionar a morfologia e a sintaxe, na análise textual e frásica, identificando os constituintes da frase.

Áreas de Competência do Perfil dos Alunos:

A - Linguagens e textos - As competências associadas a Linguagens e textos implicam que os alunos sejam capazes de dominar capacidades nucleares de compreensão […] nas modalidades oral, escrita, visual e multimodal.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

O item é classificado de forma dicotómica. A pontuação só é atribuída à resposta correta, sendo todas as outras respostas classificadas com zero pontos.

Chave: (C).

 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Os estudos em educação têm vindo a confirmar o efeito positivo das ilustrações na aprendizagem dos alunos. O potencial didático advindo da conjugação das linguagens verbal e visual é, na realidade, favorecedor da transmissão de saberes.

Nesta ordem de ideias, consideramos de grande utilidade que o trabalho desenvolvido em torno dos complementos circunstanciais de lugar — que pressupõe a identificação de determinadas construções sintáticas — recorra a diferentes imagens ilustrativas, facilitando-se assim a compreensão.

A aprendizagem dos complementos circunstanciais de lugar poderá decorrer logo após o estudo da 1.ª e 2.ª declinações. É importante que os alunos saibam já declinar alguns nomes para poderem construir corretamente os complementos circunstanciais de lugar (onde, por onde, para onde, de onde). Como sabemos, estes expressam-se de forma diversa, sendo necessário considerar, em termos sintáticos, as preposições que os introduzem e os casos selecionados.

Complemento circunstancial de lugar…?

Passo 1

Selecionar diferentes imagens (*) como as que a seguir se apresentam. As mesmas poderão ser disponibilizadas em suporte papel ou em suporte digital.

(*) FONSECA, Carlos Alberto Louro (2000), Sic itvr in Vrbem. Iniciação ao Latim, 7.ª edição, pp. 24-26.

Passo 2

Responder a um item de associação, fazendo corresponder cada frase à imagem respetiva.

Passo 3

Responder a um item de completamento, aplicando as preposições adequadas.

 

Passo 4

Responder um item de completamento, aplicando o nome uilla, -ae nos casos adequados.

Passo 5

Seguidamente há que proceder à sistematização do conteúdo trabalhado, devendo a mesma ficar registada no caderno diário ou no portefólio digital.

SISTEMATIZAÇÃO (*)

 

(*) ibidem, p. 26.

 

Passo 6

Num momento posterior, poderão ser ainda dadas a conhecer certas particularidades dos complementos circunstanciais de lugar.

NOTA:

 

 

 

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.