Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Latim A
Domínio/Tema:

Civilização e cultura

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Latim A  (732) | 1.ª Fase de 2023
Palavras-chave:

civilização e cultura; lendas e mitos greco-latinos

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Associação
Tipo de suportes:

Iconográfico (5 imagens)

Nível de complexidade cognitiva:
Nível 1 (inferior) - reconhecer
 
Dados estatísticos
Percentagem de acerto:
50 %
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Identificar figuras mitológicas e lendárias presentes em diferentes pinturas

Aprendizagens Essenciais (Latim A | 10.º ano – p. 4): Conhecer lendas e mitos greco-latinos.

Áreas de Competência do Perfil dos Alunos:

A- Linguagens e textos - As competências associadas a Linguagens e textos implicam que os alunos sejam capazes de utilizar de modo proficiente diferentes linguagens e símbolos associados às línguas (língua materna e línguas estrangeiras), à literatura, à música, às artes, às tecnologias, à matemática e à ciência.

H – Sensibilidade estética e artística - As competências associadas a Sensibilidade estética e artística implicam que os alunos sejam capazes de valorizar o papel das várias formas de expressão artística e do património material e imaterial na vida e na cultura das comunidades.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

O item é classificado de forma dicotómica. A pontuação só é atribuída à resposta correta, sendo todas as outras respostas classificadas com zero pontos.

Chave: 1. – A; 2. – E; 3. – B.

 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Manifestações artísticas de mitos e lendas da Antiguidade Clássica

 

Sugestão 1

 Passo 1

  • Constituição de grupos de trabalho.

 Passo 2

  • Distribuição aleatória, a cada grupo, de um dos 7 pares amorosos da Antiguidade Clássica que irão ser alvo de estudo (Orfeu e Eurídice, Pigmalião e Galateia, Vénus e Vulcano, Helena e Páris, Ulisses e Penélope, Ariadne e Teseu e Eros e Psique). Para esse efeito, poderá recorrer-se à aplicação Wordwall – Roda da sorte).

 Passo 3

  • O professor deverá fornecer aos alunos um guião de trabalho, que deverá contemplar, entre outras, as tarefas seguintes:
  1. Pesquisa de informação na Biblioteca Escolar e em sites de referência;
  2. Tratamento e sistematização da informação recolhida;
  3. Elaboração de uma apresentação em suporte digital, recorrendo à multimodalidade articulada (som e imagem);
  4. Apresentação oral dos trabalhos realizados;
  5. Disponibilização de todas as apresentações digitais numa pasta partilhada (Google Drive).

 Passo 4

  • Após a conclusão de todas as tarefas propostas, caberá ao professor proceder à avaliação formativa das aprendizagens realizadas. Poderá fazê-lo recorrendo à aplicação Quizizz, que lhe permitirá elaborar um questionário (escolha múltipla) para testagem rápida dos saberes adquiridos.

  

Sugestão 2

 Passo 1

  • Solicitar a cada grupo de trabalho que pesquise 7 imagens representativas dos 7 pares amorosos enunciados na Sugestão 1 (Passo 2). Para esse efeito, os alunos poderão, por exemplo, recorrer a bibliografia relacionada com esta temática ou à aplicação Google Arts ou ainda fazer uma pesquisa mais alargada na Internet.

 Passo 2

  • Deverá ficar registada, no caderno diário, uma breve sinopse dos mitos e lendas associados aos referidos pares amorosos.

 Passo 3

  • Cada grupo deverá elaborar uma atividade na aplicação Wordwall, a partir do modelo “Vire as peças”. Selecionando a opção “Com dois lados”, deverá, num dos lados, colocar uma das imagens selecionadas e, no outro, a identificação do par amoroso retratado. Seguir-se-á o mesmo procedimento com as imagens restantes. Por fim, há que clicar em “Concluído”. Antes de se iniciar o jogo, será necessário clicar em “Alterar modelo” e “Combine os pares”.

 Passo 4

  • A avaliação formativa das aprendizagens poderá assumir a forma de concurso: cada grupo testa os restantes, sendo atribuído 1 ponto por cada resposta correta. Sairá vencedor o grupo que, no total, obtiver mais pontos.

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.