Ano de escolaridade:
10.º e 11.º anos
Disciplina/área curricular:
Latim A
Domínio/Tema:

A língua e o texto

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Latim A  (732) | 1.ª Fase de 2025
Palavras-chave:

gramática; pronome relativo

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:

EM – escolha múltipla

Tipo de suportes:

Texto escrito

Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (Médio) – aplicar; compreender; inferir
 
Dados estatísticos
Percentagem de acerto:
-----
        Grau de dificuldade:
 
-----
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

 

Objetivo do item: Relacionar um pronome relativo com outra palavra, estando ambos no mesmo caso

Aprendizagens Essenciais (Latim A | 10.º ano – p. 5): A língua e o texto – Conhecer a morfologia, no que se refere a: […] pronomes […] o relativo […]. 

Áreas de Competência do Perfil do Aluno:

B – Informação e comunicação – [T]ransformar a informação em conhecimento;

 

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 O item é classificado de forma dicotómica. A pontuação só é atribuída à resposta correta, sendo todas as outras respostas classificadas com zero pontos.

 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Do qui ao quibus: à descoberta do pronome relativo em latim

Aprender a declinação do pronome relativo qui, quae, quod pode ser um verdadeiro desafio, no entanto há algumas estratégias facilitadoras do processo de aprendizagem.

Passo 1

Rever os paradigmas de flexão nominal das 1.ª, 2.ª e 3.ª declinações, através do preenchimento de tabelas.

Exercício:

 

 Observação: Intencionalmente, foram omitidas as formas que apresentam maior proximidade com a flexão do pronome relativo qui, quae, quod.

 

Solução:

 

  Passo 2

Consultar a gramática latina ou o manual da disciplina para tomarem conhecimento da declinação do pronome relativo qui, quae, quod.

  

Passo 3

Consolidação da aprendizagem da declinação do pronome relativos qui, quae, quod, com recurso a uma aplicação de flashcards (consultar, por exemplo, https://www.canva.com/pt_pt/criar/flashcards/).

Passo 4

Aplicar os conhecimentos adquiridos, realizando o item 10. do Exame Final Nacional de Latim A – 2025, 1.ª fase.

 

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.