Ano de escolaridade:
10.º e 11.º anos
Disciplina/área curricular:
Latim A
Domínio/Tema:

A língua e o texto

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Latim A  (732) | 1.ª Fase de 2025
Palavras-chave:

etimologia

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:

AS – associação simples

Tipo de suportes:

Texto escrito

Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (Médio) – aplicar; compreender; inferir
 
Dados estatísticos
Percentagem de acerto:
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        Grau de dificuldade:
 
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Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

 

 Objetivo do item: Relacionar etimologicamente gentílicos com o nome da cidade

Aprendizagens Essenciais (Latim A | 10.º e 11.º anos – p. 7): A língua e o texto – Relacionar a língua latina com a língua portuguesa, nomeadamente em questões de etimologia e de evolução fonética e semântica.

Áreas de Competência do Perfil do Aluno:

B – Informação e comunicação – [T]ransformar a informação em conhecimento;

C Raciocínio e resolução de problemas - Os alunos colocam e analisam questões a investigar, distinguindo o que se sabe do que se pretende descobrir.

  

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 O item é classificado de forma dicotómica. A pontuação só é atribuída à resposta correta, sendo todas as outras respostas classificadas com zero pontos.

 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

De Olisipo a Bracara Augusta: o latim nos nomes dos habitantes das nossas terras

Uma das principais heranças da língua latina na língua portuguesa encontra-se nos nomes latinos de algumas localidades, cujo nome latino vai constituir o substrato linguístico para a designação dos seus habitantes. Assim, em Portugal, alguns gentílicos comprovam essa herança linguística, que importa explorar em sala de aula, no âmbito das relações etimológicas entre o latim e o português.

Passo 1

Explicitar o conceito de gentílico.

Passo 2

Solicitar aos alunos que indiquem o gentílico para nomear os habitantes da localidade onde vivem ou onde nasceram.

Passo 3

Explicitar que a formação dos gentílicos nem sempre consiste na mera junção de um sufixo à base do topónimo (nome de um sítio ou local), existindo processos mais complexos, por vezes com justificações etimológicas ou históricas.

Passo 4

Fornecer aos alunos uma folha de trabalho com o nome de dez localidades e respetivos gentílicos, com um exercício de associação, semelhante ao que a seguir se apresenta.

Exercício:

Considere a etimologia dos gentílicos (nome dado aos habitantes de uma cidade, por exemplo).

Associe a cada uma das localidades apresentadas na Coluna I a designação dada ao seu habitante, que consta da Coluna II.

   

Chave:

  1. → B.;  2.→ D.;  3.→ G.;  4.→ H.;  5. →F.;  6. → J.;  7.→ A.;  8.→ C.;  9. → E.;  10.→ I.

Passo 5

Os alunos resolvem o exercício, estabelecendo as associações de forma correta.

Passo 6

Os alunos autorregulam o seu trabalho, consultando o Dicionário de Gentílicos e Topónimos, disponível no Portal da Língua Portuguesa em http://www.portaldalinguaportuguesa.org/?action=gentilicos, com a supervisão do professor.

Passo 7

Os alunos podem resolver o item constante da prova de avaliação externa, como tarefa de sistematização e consolidação das aprendizagens.

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.