Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Latim A
Domínio/Tema:

Civilização e Cultura

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Latim A  (732) | 1.ª Fase de 2025
Palavras-chave:

civilização; cultura; otium; circo

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:

CS – completamento por seleção

Tipo de suportes:

Iconográfico e textual (texto lacunar)

Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (Médio) – aplicar; compreender; inferir; construir.
 
Dados estatísticos
Percentagem de acerto:
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        Grau de dificuldade:
 
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Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

 

Objetivo do item: Aplicar conhecimentos sobre o circo romano

Aprendizagens Essenciais (Latim A | 11.º ano – p. 5): Civilização e cultura – Mostrar conhecimento da vida social dos romanos — o otium:

- -os espetáculos e os locais onde se realizavam — o circo.

 

Áreas de Competência do Perfil do Aluno:

A - Linguagens e textos - As competências associadas a Linguagens e textos implicam que os alunos sejam capazes de dominar capacidades nucleares de compreensão […] nas modalidades oral, escrita, visual e multimodal.

I - Sensibilidade estética e artística - Os alunos desenvolvem o sentido estético, mobilizando os processos de reflexão, comparação e argumentação em relação às produções artísticas e tecnológicas, integradas nos contextos sociais, geográficos, históricos e políticos.

 

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 O item é classificado por níveis de desempenho, conforme o preconizado no quadro que se segue:

 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Entre a pedra e a arena: o mundo do circo romano

As Aprendizagens Essenciais do 11.º ano de Latim A preconizam, para o domínio da Civilização e Cultura, que os alunos mostrem conhecimento sobre a vida social dos romanos, nos momentos de otium. Esse conhecimento implica que se trabalhe, em sala de aula, um tópico de conteúdo relativo aos espetáculos que se realizavam na Roma Antiga e aos locais onde decorriam.

Passo 1

Leitura e análise de textos informativos disponíveis no manual da disciplina ou de outros, selecionados pelo professor, sobre o circo romano e os Ludi Circenses (por exemplo, manual Noua Itinera, pp. 183 e 184).

 

Passo 2

Resolução de um exercício de legendagem de uma figura, com os principais elementos arquitetónicos constitutivos do circo romano, como a que a seguir se apresenta:

 

Identificação da fonte

https://www.worldhistory.org/trans/pt/1-12032/circo-maximo/

Chave:

1 – arena; 2 – spina; 3 – estátuas; 4 – obelisco; 5 – cauea.

 

Passo 3

Correção do exercício e esclarecimento de dúvidas, em diálogo interativo.

 

Passo 4

Resolução do item da prova de avaliação externa para sistematização e consolidação das aprendizagens.

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.