Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Latim A
Domínio/Tema:

A língua e o texto

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Latim A  (732) | 1.ª Fase de 2025
Palavras-chave:

gramática; subordinação

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:

EM – escolha múltipla

Tipo de suportes:

Texto escrito

Nível de complexidade cognitiva:
Nível 2 (Médio) – aplicar; compreender; inferir.
 
Dados estatísticos
Percentagem de acerto:
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        Grau de dificuldade:
 
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Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Classificar uma oração subordinada.

Aprendizagens Essenciais (Latim A | 11.º ano – pp. 5-7): A língua e o texto – Aprofundar os conhecimentos da morfologia e da sintaxe: […] orações subordinadas circunstanciais […] temporais-causais […]. 

 

Áreas de Competência do Perfil do Aluno:

B – Informação e comunicação – [T]ransformar a informação em conhecimento.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

O item é classificado de forma dicotómica. A pontuação só é atribuída à resposta correta, sendo todas as outras respostas classificadas com zero pontos.

 

 

Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

 

A oração subordinada temporal-causal em latim — equivalência em português

Em latim, a conjunção cum pode introduzir tanto uma oração temporal («quando») como uma oração causal («porque»/«como»).


Às vezes, a mesma frase latina pode ser interpretada de ambos os modos, dependendo do contexto.
É daí que surge o termo «oração temporal-causal» — uma oração com duplo valor.

Passo 1

Partindo da análise de duas frases complexas introduzidas pela conjunção cum, os alunos descobrem que o sentido da conjunção pode variar em função do modo verbal selecionado.

Sistematizando:

VALOR TEMPORAL → equivalente em português: oração temporal

Expressa o momento em que se realiza a ação principal.

Latim:

Cum Caesar venit, hostes fugerunt.
(Quando César chegou, os inimigos fugiram.)

Português:

Quando César chegou, os inimigos fugiram.

→ Oração subordinada temporal introduzida por «quando».

Recorrendo ao dicionário de Latim-Português, os alunos concluem o seguinte:

 cum + indicativo  →   valor temporal

VALOR TEMPORAL-CAUSAL

Há casos em que o cum latino pode significar ao mesmo tempo «quando» e «porque».

Exemplo:

Cum Romani oppugnarent urbem, hostes fugerunt.

  • Temporal: Quando os romanos atacavam a cidade, os inimigos fugiram.
  • Causal: Porque os romanos atacavam a cidade, os inimigos fugiram.

A oração subordinada temporal-causal, exprime, simultaneamente, uma ideia de tempo e de causa. Assim, a frase latina transmite a ideia de que os inimigos fugiram quando e porque os romanos atacavam a cidade.

Recorrendo ao dicionário de Latim-Português, os alunos concluem o seguinte:

 cum + conjuntivo   →    valor temporal-causal

 

Passo 2

É então solicitada aos alunos a resolução do item 15. do Exame Final Nacional de Latim A – 2025, 1.ª fase., o que permitirá testar a compreensão do tópico de conteúdo em análise.

 

 
* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.