Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Literatura Portuguesa
 
Domínio/Tema:

Leitura Literária e Escrita

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Literatura Portuguesa (734) | 1.ª fase de 2022
Palavras-chave:
texto narrativo; estilística; figura de estilo; valor expressivo; escrita de texto
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

Grupo II

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
Excerto do conto «O Acidente», de José Rodrigues Miguéis
Nível de complexidade cognitiva:

Nível 2 (médio) – interpretar; explicar

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
47,9%
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

O item tem como objetivo avaliar a capacidade de o aluno:

  • identificar uma figura de estilo (comparação) presente num excerto;
  • analisar o valor expressivo de uma comparação;
  • produzir um discurso bem estruturado e correto do ponto de vista linguístico.

 

Relação com as Aprendizagens Essenciais (10.º e 11.º anos de escolaridade):

- «Interpretar textos literários, com recurso a metalinguagem adequada e a estratégias de análise de texto»;

- «Inferir sentidos a partir da análise dos recursos expressivos presentes no texto»;

- «Escrever textos com marcas singulares caracterizadoras dos vários géneros […]»;

- «Selecionar, intencionalmente, informação relevante de um texto»;

- «Sistematizar o conhecimento relativo à utilização dos recursos expressivos estudados para a construção do sentido dos textos lidos».

 

Relação com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (Áreas de Competências):

- «Linguagens e Textos»;

- «Pensamento crítico e pensamento criativo»;

- «Sensibilidade estética e artística».

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Nos itens de resposta restrita, são avaliados aspetos de conteúdo e de estruturação do discurso e aspetos de correção linguística.

Os critérios de classificação apresentam-se organizados por parâmetros com os respetivos níveis de desempenho, em que cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno. A cada nível de desempenho corresponde uma dada pontuação.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:
  • Leitura de quatro excertos de textos narrativos que apresentem, pelo menos, duas ocorrências da mesma figura, mas com diferente valor expressivo.
    • Identificação da figura de estilo comum aos quatro textos e análise do seu valor expressivo em cada uma das ocorrências, tendo em conta a importância das relações intratextuais.
    • Análise comparativa dos diferentes valores expressivos da figura de estilo, de modo a salientar as repercussões semânticas da utilização do tropo em cada um dos contextos.
    • Substituição por outras expressões, em cada um dos textos, das expressões que correspondem à figura de estilo, mantendo o mesmo recurso expressivo. Apresentação, em suporte digital, de um quadro com duas colunas, uma com o texto (coluna A), outra com as novas expressões (coluna B). Apreciação dos efeitos de sentido obtidos com as alterações introduzidas, com base num item que permita o arrastamento dos elementos da coluna B para a coluna A.
  •  Leitura de pequenos excertos do manuscrito de uma obra em que se encontrem frases ou partes de frases que não pertencem à versão publicada (supressões ou acrescentos introduzidos pelo autor), e análise dos mecanismos da criação literária e respetivos processos de produção de sentidos. Reflexão sobre o trabalho oficinal de um escritor.
  • Reescrita de um excerto de uma narrativa centrado na descrição de um retrato, substituindo certas palavras ou expressões, de modo a obter um determinado efeito expressivo (por exemplo, reforço ou atenuação de certos atributos da personagem).
  • Criação, em formato digital, de um pequeno manual de estilística, enriquecido ao longo da leitura de diversas obras, apresentando uma compilação de exemplos de recursos retórico-estilísticos, bem como um comentário que convide os leitores a apreciarem a capacidade imaginativa dos escritores, partilhando o deslumbramento pela perfeição compositiva, pela harmonia rítmica e semântica e pelos laços subtis entre as palavras.
  • Escrita de um texto que sintetize as conclusões das tarefas de observação e de análise realizadas.

 


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.