Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Literatura Portuguesa
 
Domínio/Tema:

Leitura Literária e Escrita

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Literatura Portuguesa (734) | 1.ª fase de 2022
Palavras-chave:
texto poético; lírica camoniana; relações intratextuais; escrita de texto
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

Grupo I

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
Soneto de Luís de Camões («Erros meus, má fortuna, amor ardente»)
Nível de complexidade cognitiva:

Nível 2 (médio) – interpretar; explicar

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
50%
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

O item tem como objetivo avaliar a capacidade de o aluno:

  • interpretar a estrofe inicial de um soneto, identificando relações entre elementos textuais;
  • explicitar de que modo as relações intratextuais contribuem para a construção de sentidos.

 

Relação com as Aprendizagens Essenciais (10.º e 11.º anos de escolaridade):

- «Interpretar textos literários, com recurso a metalinguagem adequada e a estratégias de análise de texto»;

- «Inferir sentidos a partir da análise dos recursos expressivos presentes no texto»;

- «Escrever textos com marcas singulares caracterizadoras dos vários géneros […]»;

- «Selecionar, intencionalmente, informação relevante de um texto»;

- «Sistematizar o conhecimento relativo à utilização dos recursos expressivos estudados para a construção do sentido dos textos lidos».

 

Relação com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (Áreas de Competências):

- «Linguagens e Textos»;

- «Pensamento crítico e pensamento criativo»;

- «Sensibilidade estética e artística».

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Nos itens de resposta restrita, são avaliados aspetos de conteúdo e de estruturação do discurso e aspetos de correção linguística.

Os critérios de classificação apresentam-se organizados por parâmetros com os respetivos níveis de desempenho, em que cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno. A cada nível de desempenho corresponde uma dada pontuação.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:
  • Leitura de um pequeno conjunto de sonetos de Luís de Camões, seguida de discussão sobre os temas identificados.
  •  Seleção de duas ou três palavras presentes num dos sonetos, assinaladas com cores diferentes, tendo como critério de escolha a sua relevância para a construção de sentidos.
  • Identificação de vocábulos ou expressões que se relacionem com as palavras anteriormente selecionadas, destacando-os com a mesma cor, de modo a tornar graficamente identificáveis as relações de sentido estabelecidas.
  • Análise do soneto, subordinada aos sentidos sugeridos pelas palavras selecionadas e pelas relações estabelecidas.
  • Produção de um texto expositivo-argumentativo sobre o processo desenvolvido, apresentando as respetivas conclusões.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.