Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Literatura Portuguesa
 
Domínio/Tema:

Leitura Literária e Escrita

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Literatura Portuguesa (734) | 1.ª fase de 2022
Palavras-chave:
texto narrativo; título; personagem; ação; escrita de texto
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta extensa
Tipo de suportes:
Não se aplica
Nível de complexidade cognitiva:

Nível 3 (superior) – analisar; relacionar; produzir juízos críticos; fundamentar

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
51,3%
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

O item tem como objetivo avaliar a capacidade de o aluno:

  • relacionar o título de uma obra com a ação narrada;
  • analisar o papel da personagem principal de uma obra narrativa, tendo em conta a sua evolução ao longo da ação;
  • produzir um texto crítico, fundado numa argumentação adequada.

 

  Relação com as Aprendizagens Essenciais (10.º e 11.º anos de escolaridade):

- «Interpretar textos literários, com recurso a metalinguagem adequada e a estratégias de análise de texto»;

- «Inferir sentidos a partir da análise dos recursos expressivos presentes no texto»;

- «Escrever textos com marcas singulares caracterizadoras dos vários géneros […]»;

- «Selecionar, intencionalmente, informação relevante de um texto»;

- «Sistematizar o conhecimento relativo à utilização dos recursos expressivos estudados para a construção do sentido dos textos lidos».

 

Relação com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (Áreas de  Competências):

- «Linguagens e Textos»;

- «Pensamento crítico e pensamento criativo»;

- «Sensibilidade estética e artística».

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):
No item de resposta extensa, são avaliados aspetos de conteúdo, de estruturação do discurso e de correção linguística. Os critérios de classificação apresentam-se organizados por parâmetros com os respetivos níveis de desempenho, em que cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno. A cada nível de desempenho corresponde uma dada pontuação.