Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Literatura Portuguesa
 
Domínio/Tema:

Leitura Literária e Escrita

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Literatura Portuguesa (734) | 1.ª fase de 2022
Palavras-chave:
texto narrativo; título; personagem; ação; escrita de texto
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta extensa
Tipo de suportes:
Não se aplica
Nível de complexidade cognitiva:

Nível 3 (superior) – analisar; relacionar; produzir juízos críticos; fundamentar

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
51,3%
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

O item tem como objetivo avaliar a capacidade de o aluno:

  • relacionar o título de uma obra com a ação narrada;
  • analisar o papel da personagem principal de uma obra narrativa, tendo em conta a sua evolução ao longo da ação;
  • produzir um texto crítico, fundado numa argumentação adequada.

 

  Relação com as Aprendizagens Essenciais (10.º e 11.º anos de escolaridade):

- «Interpretar textos literários, com recurso a metalinguagem adequada e a estratégias de análise de texto»;

- «Inferir sentidos a partir da análise dos recursos expressivos presentes no texto»;

- «Escrever textos com marcas singulares caracterizadoras dos vários géneros […]»;

- «Selecionar, intencionalmente, informação relevante de um texto»;

- «Sistematizar o conhecimento relativo à utilização dos recursos expressivos estudados para a construção do sentido dos textos lidos».

 

Relação com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (Áreas de  Competências):

- «Linguagens e Textos»;

- «Pensamento crítico e pensamento criativo»;

- «Sensibilidade estética e artística».

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):
No item de resposta extensa, são avaliados aspetos de conteúdo, de estruturação do discurso e de correção linguística. Os critérios de classificação apresentam-se organizados por parâmetros com os respetivos níveis de desempenho, em que cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno. A cada nível de desempenho corresponde uma dada pontuação.

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:
  •  Pesquisa sobre a origem etimológica da palavra «título».
  • Registo de informação recolhida, em obras especializadas, sobre a aceção do termo «título», visando a mobilização da metalinguagem literária adequada à resolução do item:
    • consulta, no E-Dicionário de Termos Literários (https://edtl.fcsh.unl.pt/), do verbete “Título”;
    • comparação da informação recolhida no dicionário online com a informação apresentada noutro dicionário especializado.
  • Discussão, no âmbito do Projeto Individual de Leitura, acerca da importância dos títulos, enquanto elemento fundamental de identificação de uma narrativa.
    • Listagem de títulos de obras selecionadas pelos alunos e preenchimento de um quadro com apreciações baseadas nas expectativas geradas, tais como: título enigmático; título sugestivo; título trivial; título ininteligível; título impensável.
    • Escrita, imitando exemplos da literatura nacional ou da literatura estrangeira, de subtítulos possíveis para obras lidas, compostos por uma frase ou por uma sequência de frases, visando a perceção de que títulos e subtítulos podem fornecer informação que permite antecipar a ação narrada.
  • Reflexão sobre a relação do título com as categorias da narrativa, relacionando-o, consoante o contexto, com as personagens principais, com a ação, com o tempo ou com o espaço.
  • Análise de títulos de obras escolhidas em função da categoria “personagem” e registo das respetivas conclusões, tendo em conta aspetos como os que seguidamente se apresentam:
    •   a personagem principal é a categoria que, com maior frequência, é referida no título, podendo o seu nome remeter explicitamente para a ação;
    • o percurso do protagonista sublinha a pertinência semântica do título, em conexão com as peripécias que caracterizam a história.
  • Elaboração de relatórios de leitura em que seja destacada a importância do título para  a construção do sentido global da obra.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.