Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Literatura Portuguesa
 
Domínio/Tema:

Leitura Literária e Escrita

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Literatura Portuguesa (734) | 1.ª fase de 2023
Palavras-chave:
texto narrativo; relação intratextual; caracterização; produção de texto
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

Grupo I

 

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
Excerto de Peregrinação & Cartas, de Fernão Mendes Pinto
Nível de complexidade cognitiva:

Nível 2 (médio) – interpretar; explicar

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
49,1%
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

O item tem como objetivo avaliar a capacidade de o aluno:

  • interpretar, identificando relações entre elementos textuais;
  • explicar de que modo as relações intratextuais contribuem para a construção de sentidos;
  • reconhecer sentidos decorrentes da repetição de expressões textuais;
  • relacionar usos linguísticos com a caracterização da personagem;
  • associar a caracterização da personagem a momentos diferentes da ação;
  • produzir um discurso bem estruturado e correto, sob o ponto de vista linguístico.

 

Relação com as Aprendizagens Essenciais (10.º e 11.º anos de escolaridade):

- «Interpretar textos literários, com recurso a metalinguagem adequada e a estratégias de análise de texto»;

- «Inferir sentidos a partir da análise dos recursos expressivos presentes no texto»;

- «Selecionar, intencionalmente, informação relevante de um texto»;

- «Sistematizar o conhecimento relativo à utilização dos recursos expressivos estudados para a construção do sentido dos textos lidos;

- «Escrever textos com marcas singulares caracterizadoras dos vários géneros […]».

 

Relação com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (áreas de competência)

- «Linguagens e Textos»;

- «Pensamento crítico e pensamento criativo»;

- «Sensibilidade estética e artística».

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Nos itens de resposta restrita, são avaliados aspetos de conteúdo e de estruturação do discurso e aspetos de correção linguística.

Os critérios de classificação apresentam-se organizados por parâmetros com os respetivos níveis de desempenho, em que cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno. A cada nível de desempenho corresponde uma dada pontuação.

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:
  • Pesquisa sobre a origem etimológica das palavras «explicar» e «caracterizar».
  • Registo da informação recolhida, em obras especializadas, sobre a aceção dos termos «explicar» e «caracterizar», com vista à mobilização de conhecimento adequado à correta interpretação da instrução dada pelo item.
  • Associação dos termos «explicar» e «caracterizar» a dois de quatro excertos textuais distribuídos aos alunos.
  • Debate sobre as conclusões apresentadas oralmente e justificação da escolha efetuada.
  • Elaboração de um glossário de termos operativos que permitam responder adequadamente às instruções de itens.
  • Pesquisa de textos que permitam exemplificar, de forma clara e pertinente, os diferentes termos do glossário.
  • Análise do corpus pesquisado, para apropriação de semelhanças e diferenças na aplicação contextual dos termos «explicar» e «caracterizar», conforme o género literário e a natureza do suporte textual (verbal ou não verbal).
  • Leitura de excertos da obra de Fernão Mendes Pinto para aquisição de conhecimentos literários, linguísticos, históricos e culturais.
  • Reordenação dos segmentos textuais de um excerto desordenado que não tivesse sido objeto de análise na aula, para apropriação do sentido global do texto.
  • Seleção, no excerto reordenado, de quatro expressões que evidenciem uma diferença de perceção entre as personagens, tendo como critério de escolha a sua relevância para a caracterização da atitude de cada uma.
  • Substituição das expressões selecionadas, e assinaladas com cores diferentes, por outras, sem alteração do seu valor semântico, destacando--as com as mesmas cores, de modo a tornar graficamente identificáveis as relações de sentido estabelecidas.
  • Associação dos traços distintivos das personagens aos diferentes momentos da ação, com recurso a uma tabela de correspondências entre as expressões selecionadas e as sequências narrativas.
  •  Escrita para apropriação conceptual.
  • Redação de um texto narrativo curto, em que duas expressões similares adquirem um valor semântico díspar de acordo com o contexto de enunciação.
  • Produção de um diálogo em que duas personagens ampliam a sua divergência interpretativa, à medida que procuram esclarecer mutuamente a sua posição, gerando, assim, novos equívocos.
  • Redação de um texto argumentativo sobre a importância das diferenças linguísticas e culturais na comunicação, tomando como ponto de referência a análise do excerto textual de Fernão Mendes Pinto.
  • Produção de um texto narrativo, pondo em evidência a relação entre os diferentes momentos da ação e a descrição da personagem principal.   
  •  Elaboração de relatórios de leitura, no âmbito do Projeto Individual de Leitura, destacando a importância da caracterização da personagem para a construção do sentido global da obra.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.