Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Literatura Portuguesa
 
Domínio/Tema:

Leitura Literária e Escrita

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Literatura Portuguesa (734) | 1.ª fase de 2023
Palavras-chave:
texto lírico; valor expressivo; figura de estilo; produção de texto
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

Grupo II

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
«Os Biombos Nambam», de Sophia de Mello Breyner Andresen
Nível de complexidade cognitiva:

Nível 3 (superior) – analisar; interpretar

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
37,7%
        Grau de dificuldade:
 
Difícil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

O item tem como objetivo avaliar a capacidade de o aluno:

  • identificar uma figura de estilo (enumeração) presente num excerto;
  • analisar o valor expressivo de uma enumeração;
  • produzir um discurso bem estruturado e correto do ponto de vista linguístico.

 

 Relação com as Aprendizagens Essenciais (10.º e 11.º anos de escolaridade):

- «Interpretar textos literários, com recurso a metalinguagem adequada e a estratégias de análise de texto»;

- «Inferir sentidos a partir da análise dos recursos expressivos presentes no texto»;

- «Selecionar, intencionalmente, informação relevante de um texto»;

- «Sistematizar o conhecimento relativo à utilização dos recursos expressivos estudados para a construção do sentido dos textos lidos»;

- «Escrever textos com marcas singulares caracterizadoras dos vários géneros […]».

 

 Relação com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (Áreas de Competência):

- «Linguagens e Textos»;

- «Pensamento crítico e pensamento criativo»;

- «Sensibilidade estética e artística».

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Nos itens de resposta restrita, são avaliados aspetos de conteúdo e aspetos de estruturação do discurso e correção linguística.

Os critérios de classificação relativos aos aspetos de conteúdo e aos aspetos de estruturação do discurso apresentam-se organizados por níveis de desempenho, em que cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno.

 

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:
  • Leitura de dois poemas que apresentem duas ocorrências de enumeração, mas com diferentes valores expressivos.
  • Identificação da figura de estilo comum aos dois textos e análise do seu valor expressivo em cada uma das ocorrências, tendo em conta a importância das relações intratextuais.
  • Análise comparativa dos diferentes valores expressivos da enumeração, de modo a salientar as repercussões semânticas e discursivas da utilização do tropo em cada um dos contextos, com particular atenção a aspetos como:
  • acumulação, distinguindo os valores específicos de nomes, adjetivos e advérbios;
  • gradação (crescente e decrescente);
  • efeitos rítmicos e melódicos.
  • Criação, em formato digital, de um pequeno manual de estilística, enriquecido ao longo da leitura de diversas obras, apresentando uma compilação de exemplos de recursos retórico-estilísticos, bem como um comentário que convide os leitores a apreciarem a capacidade imaginativa dos escritores, a excelência compositiva, a harmonia rítmica e semântica e os laços subtis entre as palavras.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.