Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Literatura Portuguesa
 
Domínio/Tema:

Leitura Literária e Escrita

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Literatura Portuguesa (734) | 1.ª fase de 2023
Palavras-chave:
texto narrativo; texto poético; experiência de leitura; escrita de texto
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta extensa
Tipo de suportes:
texto narrativo; texto poético; texto ensaístico
Nível de complexidade cognitiva:

Nível 3 (superior) – analisar; relacionar; produzir juízos críticos; fundamentar

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
35,8%
        Grau de dificuldade:
 
Difícil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

O item tem como objetivo avaliar a capacidade de o aluno:

  • estabelecer uma relação entre uma citação e uma obra narrativa ou a obra de um poeta, de acordo com o corpus de textos apresentado nos Quadros de Referência I das Aprendizagens Essenciais;
  • explicar o modo como a leitura da obra selecionada contribuiu para enriquecer e diversificar a sua experiência enquanto leitor;
  • produzir um texto expositivo-argumentativo fundado na sua experiência de leitura.

Relação com as Aprendizagens Essenciais (10.º e 11.º anos de escolaridade):

- «Interpretar textos literários, com recurso a metalinguagem adequada e a estratégias de análise de texto»;

- «Selecionar, intencionalmente, informação relevante de um texto»;

- «Sistematizar o conhecimento relativo à utilização dos recursos expressivos estudados para a construção do sentido dos textos lido»;

- «Escrever textos com marcas singulares caracterizadoras dos vários géneros […]».

Relação com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (Áreas de Competência):

- «Linguagens e Textos»;

- «Pensamento crítico e pensamento criativo»;

- «Sensibilidade estética e artística».

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

No item de resposta extensa, são avaliados aspetos de conteúdo, de estruturação do discurso e de correção linguística.

Os critérios de classificação apresentam-se organizados por parâmetros com os respetivos níveis de desempenho, em que cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno. A cada nível de desempenho corresponde uma dada pontuação.

 

 

 

 

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:
  • As atividades apresentadas pretendem estimular a reflexão e proporcionar um conhecimento mais profundo do contexto histórico, literário e cultural de uma obra narrativa ou da obra de um poeta.

  • Construção de um diário de leitura sobre uma obra estudada no âmbito do Projeto Individual de Leitura, selecionando excertos que contribuam para refletir sobre valores e vivências.

  • Redação de um diálogo entre uma personagem de uma narrativa e um leitor do século XXI, para aprofundamento do conhecimento sobre a época em que decorre a ação da obra selecionada.

  • Produção de um texto expositivo-argumentativo sobre a experiência de leitura de uma obra narrativa ou da obra de um poeta, para desenvolvimento da capacidade de análise e da formulação de juízos critícos.

  • Elaboração de uma reflexão crítica, a partir de uma citação sobre experiências de leitura (por exemplo, Marcel Proust, Sobre a Leitura; Romano Guardini, Elogio do Livro; Italo Calvino, Se Numa Noite de Inverno Um Viajante), com o propósito de estabelecer uma relação entre obras lidas e o ato interpretativo.   


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.