Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Literatura Portuguesa
 
Domínio/Tema:

Leitura Literária e Escrita

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Literatura Portuguesa (734) | 1.ª fase de 2024
Palavras-chave:
texto lírico; linhas temáticas; relações intratextuais; produção escrita
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 Grupo II

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
«E tudo era possível», Ruy Belo
Nível de complexidade cognitiva:

Nível 2 (médio) – interpretar; explicar

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
41,3%
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

O item tem como objetivo avaliar a capacidade de o aluno:

  • interpretar um poema, identificando relações entre elementos textuais;
  • explicar de que modo as relações intratextuais contribuem para a construção de sentidos;
  • reconhecer sentidos decorrentes da repetição de expressões textuais;
  • produzir um discurso bem estruturado e correto, sob o ponto de vista linguístico.

 

Relação com as Aprendizagens Essenciais (10.º e 11.º anos de escolaridade):

– «Interpretar textos literários, com recurso a metalinguagem adequada e a estratégias de análise de texto»;

– «Inferir sentidos a partir da análise dos recursos expressivos presentes no texto»;

– «Selecionar, intencionalmente, informação relevante de um texto»;

– «Escrever textos com marcas singulares caracterizadoras dos vários géneros […]».

 

Relação com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (áreas de competência):

– «Linguagens e Textos»;

– «Pensamento crítico e pensamento criativo»;

– «Sensibilidade estética e artística».

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Nos itens de resposta restrita, são avaliados aspetos de conteúdo e de estruturação do discurso e aspetos de correção linguística.

Os critérios de classificação apresentam-se organizados por parâmetros com os respetivos níveis de desempenho, em que cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno. A cada nível de desempenho corresponde uma dada pontuação.

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:
  • Leitura de um conjunto de sonetos, para identificação da importância de um verso no desenvolvimento temático de um poema:
  • distribuição de quatro ou cinco sonetos, numa versão em que um dos versos de cada poema foi omitido;
  • interpretação de cada um dos textos distribuídos e deteção de linhas temáticas;
  • apresentação de ideias sobre o possível conteúdo do verso em falta;
  • identificação, num conjunto de dez a doze versos, do verso omitido em cada um dos poemas, seguida de uma fundamentação para cada opção;
  • releitura dos poemas na versão original e produção de um texto sobre a importância do verso recuperado para a construção de sentidos de cada soneto.
  •  Leitura de um pequeno conjunto de poemas, para conhecimento do universo estético-literário do autor:
  • seleção de um dos poemas, de acordo com critérios de apreciação estética manifestados pelos alunos;
  • análise de um verso do poema, distribuindo-se um verso diferente a cada aluno ou grupo de alunos;
  • produção de um discurso argumentativo que permita justificar a importância do verso no desenvolvimento temático do poema.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.