Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Literatura Portuguesa
 
Domínio/Tema:

Leitura Literária e Escrita

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Literatura Portuguesa (734) | 1.ª fase de 2024
Palavras-chave:
texto lírico; título; relações intratextuais; produção de texto
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 Grupo II

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
«E tudo era possível», Ruy Belo
Nível de complexidade cognitiva:

Nível 2 (médio) – interpretar; relacionar

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
45,9%
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

O item tem como objetivo avaliar a capacidade de o aluno:

  • relacionar a estrofe final de um soneto com o respetivo título;
  • explicitar de que modo as relações intratextuais contribuem para a construção de sentidos;
  • produzir um discurso bem estruturado e correto, sob o ponto de vista linguístico.

  

Relação com as Aprendizagens Essenciais (10.º e 11.º anos de escolaridade):

  • «Interpretar textos literários, com recurso a metalinguagem adequada e a estratégias de análise de texto»;
  • «Inferir sentidos a partir da análise dos recursos expressivos presentes no texto»;
  • «Selecionar, intencionalmente, informação relevante de um texto»;
  • «Sistematizar o conhecimento relativo à utilização dos recursos expressivos estudados para a construção do sentido dos textos lidos;
  • «Escrever textos com marcas singulares caracterizadoras dos vários géneros […]».

 

Relação com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (áreas de competência):

– «Linguagens e Textos»;

– «Pensamento crítico e pensamento criativo»;

– «Sensibilidade estética e artística».

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Nos itens de resposta restrita, são avaliados aspetos de conteúdo e de estruturação do discurso e aspetos de correção linguística.

Os critérios de classificação apresentam-se organizados por parâmetros com os respetivos níveis de desempenho, em que cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno. A cada nível de desempenho corresponde uma dada pontuação.

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:
  • Leitura de conjuntos de poemas aos quais foram retirados os títulos:
  • criação de um título adequado ao sentido do texto, com recurso a palavras que não figurem no poema;
  • seleção de uma expressão ou de um verso do poema que possa ser usado como título;
  • apresentação e justificação oral das escolhas inerentes a cada etapa do trabalho.
  • Leitura de conjuntos de poemas que remetam para obras de arte e observação de imagens que as representem, sem indicação dos respetivos títulos:
  • associação dos poemas às imagens e atribuição de um título comum;
  • comparação dos títulos atribuídos com os títulos originais;
  • reflexão escrita sobre o trabalho realizado, destacando-se, entre outros aspetos, o valor sinonímico, metafórico ou evocativo do título de um poema.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.