Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Literatura Portuguesa
 
Domínio/Tema:

Leitura Literária e Escrita

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Literatura Portuguesa (734) | 1.ª fase de 2024
Palavras-chave:
texto narrativo; modos de representação do espaço; espaço físico; espaço social; produção de texto
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta extensa
Tipo de suportes:
Não se aplica
Nível de complexidade cognitiva:

Nível 3 (superior) - analisar; relacionar; produzir juízos críticos; fundamentar

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
46,1%
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

O item tem como objetivo avaliar a capacidade de o aluno:

  • analisar a importância do espaço físico e/ou social numa das narrativas lidas;
  • produzir um discurso bem estruturado e correto, sob o ponto de vista linguístico.

 

Relação com as Aprendizagens Essenciais (10.º e 11.º anos de escolaridade):

– «Interpretar textos literários, com recurso a metalinguagem adequada e a estratégias de análise de texto»;

– «Inferir sentidos a partir da análise dos recursos expressivos presentes no texto»;

– «Selecionar, intencionalmente, informação relevante de um texto»;

– «Sistematizar o conhecimento relativo à utilização dos recursos expressivos estudados para a construção do sentido dos textos lidos;

– «Escrever textos com marcas singulares caracterizadoras dos vários géneros […]».

 

Relação com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (áreas de competência):

– «Linguagens e Textos»;

– «Pensamento crítico e pensamento criativo»;

– «Sensibilidade estética e artística».

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

No item de resposta extensa, são avaliados aspetos de conteúdo, aspetos de estruturação do discurso e aspetos de correção linguística.

Os critérios de classificação apresentam-se organizados por parâmetros com os respetivos níveis de desempenho, em que cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno. A cada nível de desempenho corresponde uma dada pontuação.

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:
  • Análise comparativa de pequenos excertos de obras narrativas que permitam identificar contrastes e semelhanças resultantes da descrição do espaço físico e do espaço social (por exemplo: interior/exterior; urbano/rural; luxuoso/modesto):
  • registo dos elementos textuais que evidenciem as relações identificadas.
  • Análise, em determinados capítulos de uma obra de leitura integral, dos modos de representação do espaço físico ou do espaço social.
  • Construção, através de recursos digitais, da maqueta de dois ou três espaços interiores descritos numa novela ou num romance, com base na pesquisa de imagens em fontes relacionadas com a história das artes decorativas, acompanhada de exposição oral sobre o processo de trabalho desenvolvido.
  • Após a leitura, integral e autónoma, de uma obra narrativa, seleção de excertos referentes a dois espaços físicos, explicitando a sua importância para o desenrolar da ação:
  • descrição dos espaços selecionados, sem recurso a expressões do texto;
  • pesquisa de imagens (pintura e fotografia) que apresentem afinidades com os espaços selecionados;   
  • criação de um texto narrativo cuja ação se desenrole num espaço sugerido por uma das imagens escolhidas.
  • Redação de um verbete sobre um espaço de uma narrativa (por exemplo, Santa Olávia) para um dicionário de um autor (por exemplo, Dicionário de Eça de Queiroz) ou de uma obra (por exemplo, Dicionário d’ Os Maias).


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.