Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Literatura Portuguesa
 
Domínio/Tema:

Leitura Literária e Escrita

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Literatura Portuguesa (734) | 1.ª Fase de 2025
Palavras-chave:

texto poético; lírica galego-portuguesa; lírica camoniana; sentimento amoroso; produção de texto

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta extensa
Tipo de suportes:
Texto poético
Nível de complexidade cognitiva:

Nível 3 (superior) - analisar; fundamentar; produzir juízos críticos

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
-----
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

O item tem como objetivo avaliar a capacidade de o aluno:

  • explicar o modo como se manifesta o sentimento amoroso nas cantigas de amor da lírica galego-portuguesa e na lírica camoniana;
  • mobilizar experiências de leitura para fundamentar o juízo crítico acerca do tópico proposto;
  • produzir um discurso bem estruturado e correto, sob o ponto de vista linguístico.

 

Relação com as Aprendizagens Essenciais (10.º e 11.º anos de escolaridade):

- «Interpretar textos literários, com recurso a metalinguagem adequada e a estratégias de análise de texto»;

- «Reconhecer características estéticas e formais de obras de autores de diferentes épocas e géneros: lírica galego-portuguesa; […]; lírica camoniana […]»;

- «Comparar textos da mesma época e de épocas diferentes em função de temas, ideias, valores e marcos históricos e culturais»;

- «Explicitar tema(s), ideias principais, pontos de vista»;

- «Sistematizar o conhecimento relativo à utilização dos recursos expressivos estudados para a construção de sentido dos textos lidos»;

- «Selecionar, intencionalmente, informação relevante de um texto»;

- «Escrever textos com marcas específicas dos vários géneros […]».

 

Relação com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (áreas de competência):

- «Linguagens e textos»;

- «Pensamento crítico e pensamento criativo»;

- «Sensibilidade estética e artística».

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 No item de resposta extensa, são avaliados aspetos de conteúdo, aspetos de estruturação do discurso e aspetos de correção linguística.

Os critérios de classificação apresentam-se organizados por parâmetros com os respetivos níveis de desempenho, em que cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno. A cada nível de desempenho corresponde uma dada pontuação.

 


 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:
  • Organização de pequenas recolhas antológicas de cantigas de amor da lírica galego-portuguesa e/ou da lírica camoniana em que o critério seja a presença de uma manifestação do sentimento amoroso.
  • Paráfrase de uma cantiga de amor com atualização da linguagem e das estruturas morfossintáticas.
  • Expansão de uma cantiga de amor, dirigida à «senhor», mediante a introdução de uma estrutura dialogada.
  • Expansão de um soneto camoniano, dirigido à amada, mediante a criação de uma estrutura dialogada.
  • Recolha de representações artísticas (pintura/fotografia/escultura/gravura) que exibam manifestações amorosas presentes nas cantigas de amor/na lírica camoniana e que possam funcionar como ilustrações do respetivo conteúdo temático.
  • Seleção de versos/conjuntos de versos de cantigas de amor/poemas camonianos que possam funcionar como síntese de um conjunto diversificado de manifestações amorosas: a paixão, o sofrimento, a saudade, a melancolia, a traição, a felicidade, o desengano, por exemplo.
  • Pesquisa de poemas contemporâneos de temática amorosa que permitam estabelecer relações intertextuais com as cantigas de amor e com a lírica camoniana.
  • Produção de um texto expositivo-argumentativo sobre a importância do sentimento amoroso na obra de um poeta, tendo em vista o desenvolvimento da capacidade de análise e de formulação de juízos críticos.

 

Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.