Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Literatura Portuguesa
 
Domínio/Tema:

Leitura Literária e Escrita

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Literatura Portuguesa (734) | 1.ª Fase de 2025
Palavras-chave:

texto poético; recurso expressivo; valor expressivo; produção de texto

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 Grupo II

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
Poema de Nuno Júdice («Ao acaso da estante»)
Nível de complexidade cognitiva:

Nível 5 (superior) – analisar; interpretar; relacionar; fundamentar

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
-----
        Grau de dificuldade:
 
Muito difícil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

O item tem como objetivo avaliar a capacidade de o aluno:

  • analisar o valor expressivo de um elemento textual;
  • reconhecer sentidos decorrentes da reiteração de um elemento textual;
  • explicar o modo como as relações intratextuais contribuem para a construção de sentidos;
  • produzir um discurso bem estruturado e correto do ponto de vista linguístico.

Relação com as Aprendizagens Essenciais (10.º e 11.º anos de escolaridade):

- «Interpretar textos literários, com recurso a metalinguagem adequada e a estratégias de análise de texto»;

- «Inferir sentidos a partir da análise de recursos expressivos do texto»;

- «Sistematizar o conhecimento relativo à utilização dos recursos expressivos estudados para a construção de sentido dos textos lidos»;

- «Escrever textos com marcas específicas dos vários géneros […]».

 

Relação com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (áreas de competência):

- «Linguagens e textos»;

- «Pensamento crítico e pensamento criativo»;

- «Sensibilidade estética e artística».

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Nos itens de resposta restrita, são avaliados aspetos de conteúdo e de estruturação do discurso e aspetos de correção linguística.

Os critérios de classificação apresentam-se organizados por parâmetros com os respetivos níveis de desempenho, em que cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno. A cada nível de desempenho corresponde uma dada pontuação.

  

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:
  • Leitura de um conjunto de poemas que apresentem uma estrutura discursiva marcada pela ocorrência de interrogações, mas em que o seu valor expressivo seja diferente (questionamento/dúvida/inquietação, por exemplo): 
    •  identificação da estrutura discursiva comum aos poemas e análise do seu valor expressivo em cada uma das ocorrências, tendo em conta a importância das relações intratextuais;
    •  análise comparativa dos diferentes valores expressivos das estruturas interrogativas, com o objetivo de destacar os efeitos semânticos da sua utilização em cada contexto específico;
    •  substituição das frases interrogativas por frases de outro tipo, seguida da discussão dos efeitos de sentido eliminados e/ou obtidos.
  • Pesquisa de versões originais de poemas em que estejam presentes versos ou partes de versos excluídos da versão publicada (em resultado de decisões de supressão ou reformulação, tomadas pelo autor) para análise dos mecanismos de criação literária e de produção de sentido, promovendo uma reflexão sobre a natureza oficinal da escrita.
  • Pesquisa sobre o valor expressivo do uso da interrogação (como estrutura discursiva e como recurso estilístico) num manual de retórica literária ou num dicionário de termos literários.
  • Organização de uma pequena antologia de poemas (em verso ou em prosa) em que o uso de interrogações seja ilustrativo de diferentes valores expressivos.
  • Preparação de um conjunto de poemas para publicação digital em que o valor expressivo das interrogações e, eventualmente, de outros recursos estilísticos seja elucidado em caixas de comentário.
  • Elaboração de um esquema com as conclusões das tarefas de observação e análise realizadas.
  • Produção de um texto que sintetize a informação recolhida no esquema referido no ponto anterior.

 

Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.