Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Literatura Portuguesa
 
Domínio/Tema:

Leitura Literária e Escrita

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Literatura Portuguesa (734) | 1.ª Fase de 2025
Palavras-chave:

texto poético; linhas temáticas; relações intratextuais; produção de texto

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 Grupo II

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
Poema de Nuno Júdice («Ao acaso da estante»)
Nível de complexidade cognitiva:

Nível 4 (superior) – explicar; relacionar; interpretar

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
-----
        Grau de dificuldade:
 
Difícil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

O item tem como objetivo avaliar a capacidade de o aluno:

  • estabelecer relações entre o repertório lexical de um texto e as suas linhas temáticas;
  • selecionar aspetos relevantes no desenvolvimento temático de um texto;
  • explicar o modo como as relações intratextuais contribuem para a construção de sentidos;
  • produzir um discurso bem estruturado e correto do ponto de vista linguístico.

Relação com as Aprendizagens Essenciais (10.º e 11.º anos de escolaridade):

- «Interpretar textos literários, com recurso a metalinguagem adequada e a estratégias de análise de texto»;

- «Inferir sentidos a partir da análise de recursos expressivos do texto»;

- «Demonstrar a organização interna e externa do texto»;

- «Explicitar tema(s), ideias principais […]»;

- «Sistematizar o conhecimento relativo à utilização dos recursos expressivos estudados para a construção de sentido dos textos lidos»;

- «Selecionar, intencionalmente, informação relevante de um texto»;

- «Escrever textos com marcas específicas dos vários géneros […]».

Relação com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (áreas de competência):

- «Linguagens e textos»;

- «Pensamento crítico e pensamento criativo»;

- «Sensibilidade estética e artística».

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Nos itens de resposta restrita, são avaliados aspetos de conteúdo e de estruturação do discurso e aspetos de correção linguística.

Os critérios de classificação apresentam-se organizados por parâmetros com os respetivos níveis de desempenho, em que cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno. A cada nível de desempenho corresponde uma dada pontuação.

 4................................................................................................................................................................. 24 pontos

Na resposta, devem ser desenvolvidos os dois tópicos seguintes, ou outros igualmente relevantes. A importância das referências ao «livro» (vv. 1, 6 e 14) para o desenvolvimento temático do poema pode ser explicada com base nos aspetos seguintes:

− o livro é associado aos momentos de abertura e de fecho do poema («Abro um livro» ‒ v. 1; «assim te voltei / a guardar, nesse livro» ‒ vv. 13-14);

− a possibilidade de nele guardar os objetos que evocam acontecimentos passados confere ao livro um relevo que contrasta com o carácter acidental da ação que dá início ao poema (igualmente sugerido pelo título) e com a aparente desvalorização do seu conteúdo literário («esse livro de poesia, / que nunca cheguei a ler» ‒ vv. 6-7).

 

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:
  • Leitura de dois poemas de um autor ou de dois autores como suporte para dois exercícios a realizar sequencialmente:
    • identificação de palavras ou expressões que funcionem como elementos nucleares do desenvolvimento temático do texto;
    • discussão do valor semântico e das redes de sentido que os elementos previamente selecionados sugerem.
  • Leitura de poemas com espaços em branco, dos quais tenham sido retiradas palavras intercambiáveis e semanticamente associadas ao tema do texto, como ponto de partida para as seguintes tarefas:
    • discussão dos universos temáticos que a rede textual presente no poema incompleto permite abordar (incluindo propostas de preenchimento dos espaços em branco);
    • apresentação das palavras em falta (numa ordem diferente da original) para elaboração de propostas de completamento do poema;
    • confronto das propostas apresentadas com o original e discussão das diferenças de sentido obtidas nas várias combinações.
  • Leitura e análise de textos literários em que ocorra o uso expressivo da repetição como forma de intensificação do sentido ou de criação de uma rede semântica que sustente a exploração do tema.
  • Edição, em suporte digital, de textos literários ricos em repetições vocabulares em que se proceda:
    • em primeiro lugar, à introdução de caixas de comentário com explicações acerca do sentido atribuível à palavra repetida em cada ocorrência;
    • em segundo lugar, à substituição de cada palavra repetida por um sinónimo/uma variação que permita a posterior discussão dos jogos de sentido possibilitados pela manipulação da versão original.
  • Substituição das cadeias de referenciação anafórica de um texto literário pela repetição do respetivo referente, seguida da análise e apreciação dos efeitos expressivos obtidos através das substituições operadas.

 

Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.