Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Literatura Portuguesa
 
Domínio/Tema:

Leitura Literária e Escrita

Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Literatura Portuguesa (734) | 1.ª Fase de 2025
Palavras-chave:

texto narrativo; relações intertextuais; filme; romance; produção de texto

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 Grupo I

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Texto restrita
Tipo de suportes:
 Texto narrativo (excerto do romance Os Maias, de Eça de Queirós); imagem (fotograma do filme Os Maias, realizado por João Botelho)
Nível de complexidade cognitiva:

Nível 1 (inferior) – comparar; identificar

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
-----
        Grau de dificuldade:
 
Muito fácil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

O item tem como objetivo avaliar a capacidade de o aluno:

  • reconhecer a presença de elementos descritivos num texto narrativo;
  • comparar representações artísticas que mobilizem diferentes códigos e linguagens;
  • identificar nexos e descontinuidades nas relações intertextuais estabelecidas entre obras artísticas;
  • produzir um discurso bem estruturado e correto do ponto de vista linguístico.

 

Relação com as Aprendizagens Essenciais (10.º e 11.º anos de escolaridade):

– «Interpretar textos literários, com recurso a metalinguagem adequada e a estratégias de análise de texto»;

– «Reconhecer características estéticas e formais de obras e autores de diferentes épocas e géneros: […] do Realismo […]»;

– «Mobilizar para a interpretação textual os conhecimentos adquiridos sobre as características de textos literários de diferentes géneros»;

– «Relacionar a literatura com outras formas de arte e outros produtos culturais da atualidade, descobrindo a especificidade da experiência estética e da fruição individual que dela decorrem»;

– «Escrever textos com marcas específicas dos vários géneros […]».

 

Relação com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (áreas de competência):

– «Linguagens e textos»;

– «Pensamento crítico e pensamento criativo»;

– «Sensibilidade estética e artística».

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Nos itens de resposta restrita, são avaliados aspetos de conteúdo e de estruturação do discurso e aspetos de correção linguística.

Os critérios de classificação apresentam-se organizados por parâmetros com os respetivos níveis de desempenho, em que cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno. A cada nível de desempenho corresponde uma dada pontuação.

 

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:
  • Leitura de textos narrativos de diferente natureza e extensão, tendo em vista a realização das seguintes tarefas:
    • distinção entre momentos narrativos e descritivos dos textos a partir do reconhecimento dos respetivos traços linguísticos e expressivos;
    • recolha, em cada texto, de palavras e/ou segmentos ilustrativos dos traços linguísticos e expressivos da descrição.
  • Apresentação de textos narrativos que contenham momentos descritivos e de representações pictóricas que lhes sejam associáveis (por exemplo, excertos descritivos do romance A Sibila, de Agustina Bessa-Luís, a par de fotogramas da adaptação para cinema realizada por Eduardo Brito), tendo em vista a realização das seguintes tarefas:
    • identificação (num primeiro momento, apenas na presença dos textos) dos segmentos descritivos de cada texto e dos traços específicos da descrição que esses segmentos ilustram;
    • seleção (também apenas na presença dos textos) dos elementos identificados no ponto anterior considerados imprescindíveis a uma recriação dos textos através de imagens artísticas;
    • seleção, para cada texto, de uma das imagens apresentadas que seja suscetível de ser interpretada como a sua representação pictórica;
    • deteção de coincidências e divergências entre os textos analisados e as representações pictóricas;
    • escrita de recriações livres dos textos em que sejam anuladas ou retificadas as divergências encontradas ao longo do exercício de comparação entre textos e imagens.
  • Leitura de contos portugueses de que existam adaptações para cinema ou televisão em formato de curta ou média metragem (como sejam «Super flumina Babylonis», de Jorge de Sena, e o filme Erros meus, de Jorge Cramez; «Vizinhas», de Teolinda Gersão, e o telefilme homónimo de Sofia Teixeira Gomes; «O pio dos mochos», de Soeiro Pereira Gomes, e a adaptação para televisão de Diana Antunes; «Carolina, Fernando e eu», de Mário de Carvalho, e a adaptação televisiva de Mário Barroso), tendo em vista a realização das seguintes atividades, mediante a atribuição dos contos selecionados a diferentes grupos de trabalho:
    • deteção, em cada conto, de momentos em que seja(m) descrita(s) a(s) personagem(ns) mais relevante(s) da ação;
    • visionamento da adaptação cinematográfica ou televisiva do conto para verificação do tratamento dado aos momentos escolhidos e seleção de um ou mais fotogramas ilustrativos desses momentos;
    • confrontação dos fotogramas selecionados com os segmentos do texto que lhes serviram de ponto de partida, para verificação de pontos de aproximação e de distanciamento em relação ao texto;
    • apresentação oral, ao conjunto da turma, dos resultados do exercício de comparação proposto no ponto anterior;
    • discussão global das diferentes abordagens assumidas pelos realizadores em relação às obras literárias adaptadas, tendo em conta princípios como a fidelidade, a liberdade criativa, a subversão ou a atualização.

 

Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.