Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Matemática Aplicada às Ciências Sociais
 
Domínio/Tema:
Introdução à Inferência estatística
Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Matemática Aplicada às Ciências Sociais (835) | 1.ª Fase de 2022
Palavras-chave:

inferência; intervalo de confiança; proporção

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
Tronco de texto e tabela
Nível de complexidade cognitiva:

Nível 3 (superior) - relacionar e raciocinar sobre conceitos

 
Dados estatísticos
Percentagem de acerto:
35,8%
Grau de dificuldade:
 
Difícil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Determinação do nível de confiança de intervalo para uma proporção dada a sua amplitude.

Aprendizagens Essenciais (11º ano – p7) – Apresentar as ideias básicas de um processo de inferência estatística, em que se usam estatísticas para tomar decisões acerca de parâmetros. Desenvolver e avaliar inferências e previsões baseadas em dados, numa análise crítica e consciente dos limites do processo de matematização da situação.

Áreas de Competências do Perfil dos Alunos: Saber científico, técnico e tecnológico - compreender processos e fenómenos científicos que permitam a tomada de decisão e a participação em fóruns de cidadania.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação apresentam-se organizados por etapas. Cada etapa identifica uma fase do processo de resolução e o grau de qualidade ou de rigor com que deve ser executada.

A classificação das respostas aos itens cujos critérios se apresentam organizados por etapas resulta da soma das pontuações atribuídas às etapas apresentadas e da aplicação dos critérios de desvalorização definidos para situações específicas (consultar documento integral).

 

  

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item

O conceito de intervalo de confiança deverá ser trabalhado de forma que os estudantes fiquem aptos a interpretar resultados veiculados pela comunicação social tais como: “o resultado da sondagem é de 76% com uma margem de erro de 3 pontos percentuais”. Os exemplos relacionados com as sondagens em tempo de campanhas eleitorais ou relativamente a outros problemas têm muito interesse, pois muito facilmente se encontram exemplos na comunicação social. Assim, depois de discutidos os principais conceitos, os alunos devem proceder a pequenos estudos em que os mesmos sejam utilizados.

Poderá ser incentivada a leitura dos jornais e a recolha de assuntos que enunciem resultados objeto de tratamento estatístico. Deverão também ser trabalhados vários exemplos que permitam descobrir o efeito de se utilizarem amostras de maior ou menor dimensão na determinação dos intervalos de confiança, quando a dimensão da População é muito superior à dimensão das amostras com que se trabalha.

 

Baseado em:

Https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Secundario/Documentos/Programas/Recorrente/matematica_aplic_cienc_sociais_10_11.pdf


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.