Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Matemática Aplicada às Ciências Sociais
 
Domínio/Tema:
Modelos Matemáticos /Modelo de grafos
Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Matemática Aplicada às Ciências Sociais (835) | 1.ª Fase de 2023
Palavras-chave:

grafo; vértice; aresta; algoritmo

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Cloze /Associação múltipla
Tipo de suportes:
Tronco de texto e Figura
Nível de complexidade cognitiva:

Nível 1 (inferior) - conhecer conceitos e procedimentos

 
Dados estatísticos
Percentagem de acerto:
70,2 %
Grau de dificuldade:
 
Fácil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Percorrer um percurso sob condições dadas

Aprendizagens Essenciais – Desenvolver competências para identificar o essencial de uma determinada situação de modo a desenhar esquemas apropriados para modelar problemas de logística.

Áreas de competência do perfil dos Alunos: Raciocínio e resolução de problemas - procedimentos lógicos que permitem aceder à informação e dizem respeito aos processos de encontrar respostas para uma nova situação.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação apresentam-se organizados por níveis de desempenho, em que cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno. A cada nível de desempenho corresponde uma dada pontuação.

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item

Existem várias situações que podem ser modeladas por grafos de arestas (sistemas de
distribuição; patrulhamento e controle de equipamentos sociais; sistemas de limpeza de ruas e de recolha de lixo, etc). Podem apresentar-se problemas com crescente nível de exigência e sujeitos a diversos algoritmos. Problemas de patrulhamento ou distribuição postal podem ser propostos sobre um mapa.

A atribuição de pesos às arestas deve ser acompanhada da discussão dos seus diversos sentidos:  maior número de quilómetros, maior consumo de combustível, menos lucro, preços mais altos, etc.  Articulando a discussão com a devida compreensão de diferentes algoritmos, torna possível fazer modelação matemática de situações problemáticas recorrendo a grafos e algoritmos.

 

Baseado em:

https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Secundario/Documentos/Programas/mat_aplicada_cien_soc.pdf


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.