Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Matemática Aplicada às Ciências Sociais
 
Domínio/Tema:
Modelos matemáticos / Modelos de crescimento
Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Matemática Aplicada às Ciências Sociais (835) | 1.ª Fase de 2023
Palavras-chave:

modelo de crescimento; modelo logístico

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
Tronco de texto 
Nível de complexidade cognitiva:

Nível 3 (superior) - relacionar e raciocinar sobre conceitos

 
Dados estatísticos
Percentagem de acerto:
43,2%
Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Determinar o número de indivíduos de uma população recorrendo a um modelo logístico.

Aprendizagens Essenciais – Selecionar o modelo adequado a um fenómeno considerando os dados disponíveis e a previsível variação em função do tempo.

Áreas de competência do perfil do Aluno: Raciocínio e resolução de problemas - procedimentos lógicos que permitem aceder à informação e dizem respeito aos processos de encontrar respostas para uma nova situação.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação apresentam-se organizados por etapas. Cada etapa identifica uma fase do processo de resolução e o grau de qualidade ou de rigor com que deve ser executada.

A classificação das respostas aos itens cujos critérios se apresentam organizados por etapas resulta da soma das pontuações atribuídas às etapas apresentadas e da aplicação dos critérios de desvalorização definidos para situações específicas (consultar documento integral).

 

  

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item

Criar situações de aprendizagem para que os alunos, individualmente ou em grupo, tenham oportunidade de explorar diferentes modelos matemáticos com recurso, por exemplo, à calculadora gráfica. Os alunos podem ser sujeitos, por exemplo, a experiências matemáticas em que possam:

  • resolver problemas que envolvam modelação;
  • visualizar representações gráficas de funções, recorrendo a meios tecnológicos, para suportar o seu estudo de forma intuitiva, promovendo, a par dar utilização de ferramentas de cálculo numérico, a manipulação da janela de visualização, bem como as ferramentas de zoom dos dispositivos/aplicações.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.