Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Matemática Aplicada às Ciências Sociais
 
Domínio/Tema:
Estatística
Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Matemática Aplicada às Ciências Sociais (835) | 1.ª Fase de 2023
Palavras-chave:

estatística; dados não agrupados; média; mediana, moda

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Associação múltipla
Tipo de suportes:
Tronco de texto e tabela de dados
Nível de complexidade cognitiva:

Nível 3 (superior) - relacionar e raciocinar sobre conceitos

 
Dados estatísticos
Percentagem de acerto:
55,8%
 
Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Determinar a média, moda, mediana e quartis dada uma tabela de dados não agrupados em classes. Interpretar informação fornecida.

Aprendizagens Essenciais – Conhecer e interpretar situações do mundo que nos rodeia em que a variabilidade está presente. Interpretar as medidas de localização: média, mediana, moda e percentis na caraterização da distribuição dos dados.

Áreas de competência do perfil do Aluno: Saber científico, técnico e tecnológico - executar operações técnicas, segundo uma metodologia de trabalho adequada, para atingir um objetivo ou chegar a uma decisão ou conclusão fundamentada, adequando os meios materiais e técnicos à ideia ou intenção expressa

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação apresentam-se organizados por níveis de desempenho, em que cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno. A cada nível de desempenho corresponde uma dada pontuação.

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item

De forma a cimentar alguns dos conhecimentos adquiridos no Ensino Básico, na introdução do tema Estatística, poderá ser útil que se inicie o trabalho a desenvolver com a interpretação de tabelas e gráficos, já construídos, que são instrumentos privilegiados em qualquer procedimento estatístico.

Poderá constituir um precioso instrumento de trabalho a criação de um projeto que utilize dados recolhidos na Escola ou no meio que rodeia a escola, pois de um modo geral os estudantes ficam motivados por estes estudos, já que gostam de conhecer a realidade da sua Escola.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.