Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Matemática Aplicada às Ciências Sociais
 
Domínio/Tema:
Teoria da Partilha Equilibrada
Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Matemática Aplicada às Ciências Sociais (835) | 1.ª Fase de 2024
Palavras-chave:

partilha

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

  

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
Tronco de texto e tabela
Nível de complexidade cognitiva:

Nível 2 (médio) - aplicar conceitos e procedimentos a situações não rotineiras

 
Dados estatísticos
Percentagem de acerto:
87,4%
 
Grau de dificuldade:
 
Muito fácil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Determinar uma probabilidade condicionada.

Aprendizagens Essenciais – Perceber que existem modelos matemáticos que permitem criar procedimentos para fazer distribuições proporcionais. Definir a partilha em casos concretos a partir da análise da descrição de diferentes métodos nos casos discreto e contínuo.

 

Áreas de competência do perfil do Aluno: Raciocínio e resolução de problemas, procedimentos lógicos que permitem aceder à informação e dizem respeito aos processos de encontrar respostas para uma nova situação.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação apresentam-se organizados por etapas. Cada etapa identifica uma fase do processo de resolução e o grau de qualidade ou de rigor com que deve ser executada.

A classificação das respostas aos itens cujos critérios se apresentam organizados por etapas resulta da soma das pontuações atribuídas às etapas apresentadas e da aplicação dos critérios de desvalorização definidos para situações específicas (consultar documento integral).

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item

Com o intuito de sensibilizar os alunos para a pluralidade de métodos que é possível definir para a realização de uma partilha para diversas finalidades (heranças, distribuição de espaço, atribuição de tarefas partilhadas) será recomendável que sejam explorados e analisados diferentes algoritmos. Será enriquecedor verificar que a utilização de diferentes algoritmos conduzem a partilhas diferentes.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.