Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Matemática Aplicada às Ciências Sociais
 
Domínio/Tema:
Grafos
Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Matemática Aplicada às Ciências Sociais (835) | 1.ª Fase de 2025
Palavras-chave:

grafos , precedências

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Completamento por seleção
Tipo de suportes:
Tronco de texto e e figura (grafo de precedências)
Nível de complexidade cognitiva:

Nível 3 - Relacionar e raciocinar sobre conceitos em novas situações

 
Dados estatísticos
Percentagem de acerto:
----
 
Grau de dificuldade:
 
Superior
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Interpretar e organizar informação, por exemplo, construindo um esquema, que permita encontrar a solução ótima de uma situação.

Aprendizagens Essenciais: Para cada modelo procurar esquemas que permitam calcular pesos totais de caminhos possíveis.

Áreas de competência do perfil do Aluno:

  • Compreende, interpreta e comunica utilizando linguagem matemática (A)
  • Usa modelos para explicar um determinado sistema, para estudar os efeitos das variáveis e para fazer previsões do comportamento do sistema em estudo (C)
  • Compreende processos científicos que permitam a tomada de decisão (I)

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação apresentam-se organizados por níveis de desempenho, em que cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno. A cada nível de desempenho corresponde uma dada pontuação.

 

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item

 

Existem várias situações que podem ser modeladas por grafos ponderados. Podem apresentar-se problemas com crescente nível de exigência e sujeitos a diversos algoritmos, de forma a encontrar a solução ótima.

 

A atribuição de pesos às arestas deve ser acompanhada da discussão dos seus diversos sentidos:  maior número de quilómetros, maior consumo de combustível, menos lucro, preços mais altos, etc.  Articulando a discussão com a devida compreensão de diferentes algoritmos, torna possível fazer modelação matemática de situações problemáticas recorrendo a grafos e algoritmos.

 


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.