Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Matemática Aplicada às Ciências Sociais
 
Domínio/Tema:
Estatística
Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Matemática Aplicada às Ciências Sociais (835) | 1.ª Fase de 2025
Palavras-chave:

estatística; dados agrupados; média 

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
 Tronco de texto e figura (gráfico de barras)
Nível de complexidade cognitiva:

Nível 2 – Aplicar conceitos e procedimentos a situações não rotineiras

 
Dados estatísticos
Percentagem de acerto:
----
 
Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item:

  • Identificar uma classe, aplicando o conceito de média em dados agrupados em classes e as propriedades da média.
  • Interpretar e relacionar a informação dada.

Aprendizagens Essenciais:

  • Construir, ler e interpretar tabelas e gráficos.
  • Tratar dados recolhidos para tirar conclusões numa análise crítica.

Áreas de competência do perfil do Aluno: Resolver problemas que mobilizem os conhecimentos adquiridos.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação estão organizados por etapas, cada uma correspondendo a uma fase do processo de resolução e ao grau de rigor exigido. A classificação das respostas baseia-se na soma das pontuações atribuídas a cada etapa, aplicando-se, quando necessário, os critérios de desvalorização previstos para situações específicas (consultar documento integral).

 

  

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item

 

Os alunos poderão resolver problemas/desenvolver projetos que envolvam o conceito de média em função de diferentes formas de apresentar o conjunto de dados (simples, agrupados, …) e as propriedades da média.

Deverão tirar partido da utilização da tecnologia, nomeadamente para utilizar dados estatísticos de fontes primárias e secundárias, bem com da colaboração em trabalhos de grupo, partilhando saberes e raciocínios.

 


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.