Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Matemática Aplicada às Ciências Sociais
 
Domínio/Tema:
Probabilidades
Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Matemática Aplicada às Ciências Sociais (835) | 1.ª Fase de 2025
Palavras-chave:

probabilidade condicionada, modelo normal

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
 Tronco de texto e tabela
Nível de complexidade cognitiva:

Nível 3 – Relacionar e raciocinar sobre conceitos em situações novas

 
Dados estatísticos
Percentagem de acerto:
----
 
Grau de dificuldade:
 
Superior
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Determinar uma probabilidade condicionada, antecedida de conexão com a distribuição normal. Interpretar e relacionar a informação obtida.

Aprendizagens Essenciais

  • Conhecer e aplicar conceitos de probabilidades.
  • Utilizar modelos discretos e contínuos simples no cálculo de probabilidades, nomeadamente o modelo Normal.

Áreas de competência do perfil do Aluno:

  • Compreende, interpreta e comunica utilizando linguagem matemática (A)
  • Compreende processos científicos que permitam a tomada de decisão (I)

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação estão organizados por etapas, cada uma correspondendo a uma fase do processo de resolução e ao grau de rigor exigido. A classificação das respostas baseia-se na soma das pontuações atribuídas a cada etapa, aplicando-se, quando necessário, os critérios de desvalorização previstos para situações específicas (consultar documento integral).

  

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item

Poderão ser propostos aos alunos exercícios, em diversos contextos, nos quais o cálculo da probabilidade condicionada decorra da aplicação do respetivo conceito e da interpretação da informação disponibilizada, reconhecendo, simultaneamente, a relevância e a utilidade das tabelas de contingência nesse processo.

 

Deverão também ser explorados exercícios que envolvam os conceitos associados à distribuição normal, nomeadamente o reconhecimento de que o valor médio define a posição central da distribuição e que o desvio padrão corresponde à distância entre o valor médio e os pontos de mudança de curvatura, bem como o cálculo de probabilidades com base nesta família de modelos.

 

Adicionalmente, é importante propor exercícios que estabeleçam conexões entre diferentes temas, permitindo aos alunos treinar a capacidade de relacionar diversos conceitos, desenvolvendo uma visão integrada da matemática


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.