Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Matemática B
 
Domínio/Tema:
Funções
Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Matemática B (735) | 1.ª Fase de 2022
Palavras-chave:

funções; taxa; interpretar; calcular

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:

Modelo contínuo (não linear); Expressão analítica de uma função

Nível de complexidade cognitiva:

Nível 3 (superior) - extrapolar; criar

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
30,3%
        Grau de dificuldade:
 
Difícil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Interpretar, em contexto, o significado de uma t.v.i.

Aprendizagens Essenciais (11ºano – p.6): Movimentos não lineares: Taxa de variação - Compreender os conceitos (…) de taxa de variação num certo valor do domínio (…), e aproximar-se intuitivamente do conceito de velocidade instantânea (…); Comunicação matemática – Exprimir (…) por escrito ideias, com precisão e rigor, e explicar e justificar raciocínios, procedimentos e conclusões, recorrendo ao vocabulário e linguagem próprios da matemática (…).

Áreas de Competências do Perfil dos Alunos: A, B e I.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação apresentam-se organizados por etapas:

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item

AÇÕES ESTRATÉGICAS DE ENSINO ORIENTADAS PARA O PERFIL DOS ALUNOS

Resolver problemas e atividades de modelação.

Tirar partido da utilização da tecnologia (calculadora gráfica, folhas de cálculo, aplicações interativas, etc.), nomeadamente para resolver problemas, explorar, investigar, comunicar e implementar algoritmos.

Estabelecer conexões entre diversos temas matemáticos e de outras disciplinas.

Comunicar, utilizando linguagem matemática, oralmente e por escrito, para descrever, explicar e justificar procedimentos, raciocínios e conclusões.

Em particular:

Propor a interpretação da taxa de variação instantânea (e da taxa de variação média) em modelos não lineares, com várias unidades de medida, e diversificadas grandezas, nomeadamente distância / tempo.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.