Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Matemática B
 
Domínio/Tema:
Geometria
Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Matemática B (735) | 1.ª Fase de 2022
Palavras-chave:

geometria; plano; áreas; interpretar; calcular

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
Figuras e descrição do contexto
 
Nível de complexidade cognitiva:

Nível 3 (superior) – relacionar e raciocinar sobre conceitos em situações não rotineiras.

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
56,2 %
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Determinar a área sombreada numa composição geométrica

Aprendizagens Essenciais (10º ano – p.6): Geometria -  Resolver problemas de geometria no plano (…),estudo de problemas de (…) composição e decomposição de figuras. Conceber e analisar estratégias variadas de resolução de problemas, e criticar os resultados obtidos. Resolver problemas de modelação matemática, no contexto da vida real.

Áreas de Competências do Perfil dos Alunos: Raciocínio e resolução de problemas. Pensamento crítico e pensamento criativo. Linguagens e textos.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação apresentam-se organizados por etapas:

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item

AÇÕES ESTRATÉGICAS DE ENSINO ORIENTADAS PARA O PERFIL DOS ALUNOS

Resolver problemas e atividades de modelação.

Explorar atividades, sempre que possível, ligadas à manipulação de modelos geométricos concretos.

Em particular:

Resolver problemas com composição e decomposição de figuras no plano, envolvendo o cálculo de áreas ou perímetros.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.