Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Matemática B
 
Domínio/Tema:
Aplicações e Modelação Matemática (Modelos de probabilidades)
Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Matemática B (735) | 1.ª Fase de 2023
Palavras-chave:

probabilidades; distribuição normal; modelo; normal; interpretar; comunicar 

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:

Contexto

Nível de complexidade cognitiva:

Nível 2 (médio) -aplicar e interpretar conceitos e procedimentos em situações não rotineiras

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
51,5 %
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Determinar a probabilidade de um acontecimento associado a uma variável aleatória que segue uma distribuição normal; Calcular uma estimativa do número de elementos de uma população cujo peso pertence a um dado intervalo.

Aprendizagens Essenciais (11º ano – p.8): Aplicações e Modelação Matemática (Modelos de probabilidades) - Resolver problemas simples, recorrendo à calculadora gráfica ou computador, envolvendo distribuições de probabilidade, em particular envolvendo a distribuição normal. Conhecer as propriedades básicas das distribuições de probabilidade.

Áreas de Competência do Perfil dos Alunos: Informação e comunicação. Raciocínio e resolução de problemas. Pensamento crítico e pensamento criativo. Saber científico, técnico e tecnológico.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação apresentam-se organizados por etapas:

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item

AÇÕES ESTRATÉGICAS DE ENSINO ORIENTADAS PARA O PERFIL DOS ALUNOS

- Resolver problemas, atividades de modelação ou desenvolver projetos que mobilizem os conhecimentos adquiridos ou fomentem novas aprendizagens.

 - Tirar partido da utilização da tecnologia (calculadora gráfica, folhas de cálculo, aplicações interativas, etc.), nomeadamente para resolver problemas, explorar, investigar, comunicar e implementar algoritmos

- Comunicar, utilizando linguagem matemática, oralmente e por escrito, para descrever, explicar e justificar procedimentos, raciocínios e conclusões.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.