Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Matemática B
 
Domínio/Tema:
Modelos periódicos
Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Matemática B (735) | 1.ª Fase de 2023
Palavras-chave:

movimentos periódicos; modelação matemática; interpretar; calcular

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
Texto
 
Nível de complexidade cognitiva:

Nível 2 (médio) - aplicar e interpretar conceitos e procedimentos em situações não rotineiras

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
66,5 %
        Grau de dificuldade:
 
Fácil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Interpretar a informação relevante de um texto. Calcular a imagem de um objeto por uma função trigonométrica. Resolver um problema em contexto.

Aprendizagens Essenciais (10ºano – p.11): Movimentos periódicos - Reconhecer situações básicas envolvendo fenómenos periódicos, em que as funções trigonométricas podem aparecer como modelos matemáticos, adequados a responder a problemas, que descrevem situações mais ou menos complexas.

Conceber e analisar estratégias variadas de resolução de problemas, e criticar os resultados obtidos.

Resolver problemas de modelação matemática, no contexto da vida real ou de outras disciplinas.

Áreas de Competência do Perfil dos Alunos: Raciocínio e resolução de problemas. Pensamento crítico e pensamento criativo. Linguagens e textos

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação apresentam-se organizados por etapas:

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item

AÇÕES ESTRATÉGICAS DE ENSINO ORIENTADAS PARA O PERFIL DOS ALUNOS

Resolver problemas e atividades de modelação matemática, nomeadamente situações em contexto real que envolvam fenómenos periódicos.

Nomeadamente:

  • Resolver problemas, atividades de modelação ou desenvolver projetos que mobilizem os conhecimentos adquiridos e fomentem novas aprendizagens.
  • Estabelecer conexões entre diversos temas.
  • Tirar partido da utilização da tecnologia (calculadora gráfica, folhas de cálculo, aplicações interativas, etc.), nomeadamente para resolver problemas, explorar, investigar, comunicar e implementar algoritmos.
  • Comunicar utilizando linguagem matemática, oralmente e por escrito, para descrever, explicar e justificar procedimentos, raciocínios e conclusões.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.