Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Matemática B
 
Domínio/Tema:
Funções
Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Matemática B (735) | 1.ª Fase de 2023
Palavras-chave:

funções; gráficos; interpretar; comunicar 

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
Figuras e descrição do contexto
 
Nível de complexidade cognitiva:

Nível 3 (superior) – relacionar e raciocinar sobre conceitos em situações não rotineiras.

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
59,5 %
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Justificar que dois gráficos dados não podem ser de uma função descrita (em contexto)

Aprendizagens Essenciais (10º ano – p.7): Funções (Função, gráfico e representação gráfica) -  Reconhecer, representar e interpretar graficamente funções reais de variável real. Resolver problemas, envolvendo funções representadas gráfica e analiticamente em contextos de modelação.

Áreas de Competência do Perfil dos Alunos: Informação e comunicação. Raciocínio e resolução de problemas. Pensamento crítico e pensamento criativo. Saber científico, técnico e tecnológico.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação apresentam-se organizados por parâmetros:

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item

AÇÕES ESTRATÉGICAS DE ENSINO ORIENTADAS PARA O PERFIL DOS ALUNOS

Atividades de modelação – nomeadamente, traduzindo e interpretando graficamente a relação entre variáveis, em contexto aplicado.

Análise crítica de dados – nomeadamente, descrevendo, em linguagem natural, uma representação gráfica que relacione duas grandezas, em contexto.

Comunicar, utilizando linguagem matemática, oralmente e por escrito, para descrever, explicar e justificar procedimentos, raciocínios e conclusões.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.