Ano de escolaridade:
11.º ano
Disciplina/área curricular:
Matemática B
 
Domínio/Tema:
Estatística
Prova/Ano escolar:
Exame Final Nacional de Matemática B (735) | 1.ª Fase de 2024
Palavras-chave:

aplicar; estatística; regressão; modelação

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
Tabela / contexto
 
Nível de complexidade cognitiva:

Nível 3 (superior) – relacionar e raciocinar sobre conceitos em situações não rotineiras

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
65 %
        Grau de dificuldade:
 
Médio
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Justificar a veracidade de uma afirmação, determinando e aplicando um modelo de regressão linear

Aprendizagens Essenciais (10º – pág. 9):

  • Abordar gráfica e intuitivamente distribuições bidimensionais, nomeadamente o diagrama de dispersão, o coeficiente de correlação e reta de regressão.
  • Conceber e analisar estratégias variadas de resolução de problemas, e criticar os resultados obtidos.

 Áreas de Competências do Perfil dos Alunos: Raciocínio e resolução de problemas. Saber científico técnico e tecnológico.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item

Criar situações de aprendizagem para que os alunos, individualmente ou em grupo, tenham oportunidade de explorar os conceitos e propriedades de Estatística envolvidos no item. Os alunos podem ser sujeitos, por exemplo, a experiências matemáticas em que possam:

  • trabalhar a Estatística, e em particular as distribuições bidimensionais (incluindo reta de regressão e coeficiente de correlação linear) de forma não formal, usando tecnologia (calculadora, folha de cálculo);
  • tirar partido da utilização da tecnologia (calculadora gráfica, folhas de cálculo, aplicações interativas, etc.), nomeadamente para resolver problemas, experimentar, explorar, investigar, comunicar e implementar algoritmos;
  • Estabelecer conexões entre diversos temas matemáticos e de outras disciplinas.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.